Onofre Neto, candidato a deputado federal, quer lutar por investimentos federais nas áreas de Cultura…

Postado em: //

Litoral Norte-25/09/2014 - Onofre Santos Neto, candidato a deputado federal pelo PHS, é natural de São Sebastião. É neto de Onofre Santos, ex-prefeito de São Sebastião e filho de Onofre Santos Filho, que foi vereador por mais de 30 anos. É formado em direito e atualmente é funcionário público municipal, exercendo a função de procurador. Recentemente, assumiu uma cadeira na Câmara Municipal, no lugar da vereadora Solange Ramos, que teve seu mandato cassado pela justiça.  Uma de suas prioridades é fazer com que o belíssimo cenário cultural do Litoral Norte possa atrair investimentos federais nas áreas de Cultura e Turismo, entre outras.

Foto: J. Valpeireiro

Litoral Norte-25/09/2014 - Onofre Santos Neto, candidato a deputado federal pelo PHS, é natural de São Sebastião. É neto de Onofre Santos, ex-prefeito de São Sebastião e filho de Onofre Santos Filho, que foi vereador por mais de 30 anos. É formado em direito e atualmente é funcionário público municipal, exercendo a função de procurador. Recentemente, assumiu uma cadeira na Câmara Municipal, no lugar da vereadora Solange Ramos, que teve seu mandato cassado pela justiça.  Uma de suas prioridades é fazer com que o belíssimo cenário cultural do Litoral Norte possa atrair investimentos federais nas áreas de Cultura e Turismo, entre outras.

Confira a íntegra da entrevista.

RADAR LITORAL – Por que o sr. é candidato a deputado federal?
ONOFRE NETO -  A procura por uma vaga no Congresso Nacional é impulsionado pela vontade de trabalhar junto ao Governo Federal para trazer recursos e serviços à nossa região tão carente de atendimentos. Muitas vezes por descasos dos próprios deputados que recebem votos da nossa região e não se preocupam após a eleição.

RL – Quais são as suas prioridades para a região?
NETO -  Nossa região é um grande gigante adormecido no turismo e na cultura. Gigante porque possui um belíssimo cenário natural; adormecido porque nunca se investiu de forma inteligente na exploração deste cenário. Os Ministérios da Cultura e Turismo possui inúmeros incentivos, basta boa vontade de buscá-los.
No Governo Federal possui ainda diversos programas que levam aos municípios um desenvolvimento esplêndido, como por exemplo, o Ministério das Cidades que atende desde acessibilidade a regularização fundiária urbana.

RL – Como o sr. pretende atuar para minimizar os problemas das desapropriações devido às obras do contorno?
NETO -  A obra do contorno é algo concreto, não havendo nada a se fazer para impedir, acredito inclusive ser uma obra importante. Contudo, estamos acompanhando o “andar da carruagem”, estamos notando que existe um ponto muito delicado que está sendo tratado de forma desumana; falo das indenizações dos imóveis. Estas indenizações não estão correspondendo com a realidade dos fatos, e isto não pode prosseguir desta forma. Que o Governo Estadual pague uma indenização justa ao ponto de possibilitar a aquisição de outra moradia digna, pois estamos falando de pessoas, seres humanos, não de coisas.

RL – Como resolver o problema da travessia por balsas entre São Sebastião e Ilhabela?
NETO -  Como vereador, estive junto ao Delegado da Capitania dos Portos para conversar este tema. Nossa conclusão sobre o assunto é algo que condiz com a visão da Marinha do Brasil, ou seja, nossa travessia está muito a quem da necessidade. As balsas apresentam um transporte retrógado, não dá segurança aos veículos, e o pior, os pedestres estão expostos a acidentes, alguns inclusive graves.
Entendo ser de boa monta, um transporte de dois decks, onde os carros ficam na parte inferior e os pedestres na parte superior podendo ser algo revestido de vidros que dariam um visual muito bonito para os turistas fotografarem, além de guias apresentando o que temos de atrativos nas duas cidades. Podem ser explorados espaços publicitários, música ao vivo, um verdadeiro transporte digno, tudo em conformidade com o Capitulo 10 da Normam-02/DPC.

RL - Como pretende atuar para que a região tenha um hospital regional? 
NETO - O hospital regional é um hospital de “portas fechadas”, ou seja, somente recebe pacientes encaminhados dos outros hospitais existentes na região. O hospital regional é uma realidade em muitas regiões, devendo ser realidade aqui também. 
Como Deputado Federal, poderemos trazer recursos para que haja uma implantação de forma mais completa possível. Buscaremos investimentos e parceria no que diz respeito aos equipamentos e leitos, além de convênios que tragam aos seus usuários um atendimento de ponta.
Um exemplo de parceria é a própria Petrobras, que por intermédio de um deputado poderia colaborar muito, principalmente porque possuímos duas bases desta empresa em nossa região. Pode-se imaginar o montante desta ajuda? Quem ganharia com isto?  Os usuários.

RL – Qual a sua proposta para o Porto de São Sebastião? 
NETO -  O porto é um segmento que pertence ao Governo Federal, que hoje se encontra em concessão ao Governo do Estado de São Paulo.
Em nossa cidade o Porto é algo que também não vejo alternativa senão sua ampliação, entretanto, esta ampliação deve seguir alguns limites, entre eles a boa interação entre o meio ambiente. A ampliação não reflete apenas a área do próprio porto, deve-se atentar onde serão as áreas de retro porto (o que está sendo discutido no plano diretor), que poderá causar muitas discussões, entre outras observações.

RL - Hoje os municípios do Litoral Norte exportam o lixo produzido nas cidades. Qual a sua proposta para a destinação final do lixo da região?
NETO - Hoje temos um transporte do lixo para o aterro de Tremembé, entretanto, temos diversos métodos conhecidos para o melhor uso do lixo na própria cidade. Uma, usina de lixo para transformar o lixo orgânico em adubos seria uma excelente alternativa, além da venda do lixo reciclável a indústrias. Duas, é algo que vem ganhando corpo pelo mundo; são as empresas alto sustentáveis, que desenvolvem projetos que para compensarem os danos que provocam ao meio ambiente, que em sua maioria, são desenvolvidos com o lixo, que além de amenizarem os problemas com o lixo, barateia o gasto do poder público neste segmento.
Tivemos há pouco contato com uma destas empresas, que se propunha a adotar o lixo e transformar em adubo para reflorestamento de áreas desmatadas, além da venda dos recicláveis que se transformaria em cadernos, os quais seriam doados ao município. Estas são duas das alternativas entres tantas.

RL – Ubatuba tem o único aeroporto da região. Como torna-lo viável para o turismo?
NETO -  O aeroporto de Ubatuba deveria aproveitar as implantações das plataformas para melhor se estruturar, pois empresas de offshore poderiam ser parceiras nesta modernidade.
Com uma estrutura boa, a exploração do turismo, não só em Ubatuba, mas como em todo o litoral, tornaria algo fantástico. Este investimento também poderia vir do Governo Federal, por intermédio da Infraero, ou mesmo com sua privatização, onde o Governo determinaria a ampliação e infraestrutura em troca da exploração comercial.

RL – Como pretende se relacionar com as autoridades da região (prefeitos e vereadores)? 
NETO -  Pretendemos ter e deixar portas abertas dos municípios e do nosso gabinete. Ser parceiro dos prefeitos e vereadores para melhor atender as necessidades da região deve ser algo obrigatório no mandato de qualquer deputado, seja estadual ou federal, o que não será diferente no nosso. O resultado de um bom relacionamento entre prefeitos e vereadores com o deputado, consiste em ganhos à comunidade.

RL – Como está trabalhando para obter os votos necessários para se eleger?
NETO - Primeiramente falando a verdade, sem “oferecer uma disneylandia e depois entregar um playground”, tenho como princípio de ser honesto nos projetos políticos, sabemos até onde existe a competência de cada cargo eletivo, não devemos vender algo que não teremos competência para entregar. 
Temos trabalhos aqui na cidade e em outros 19 municípios, sabemos que não são muitos, mas nossa coligação vai exigir uma votação de aproximadamente 30.000 votos, bem abaixo dos outros partidos que tem como corte 80.000 a 100.000 votos.

RL – A grande maioria dos candidatos da região, isso é histórico, tem como objetivo ser candidato a prefeito em sua cidade. O sr. pretende candidato a prefeito nas próximas eleições?
NETO - Hoje estou focado na candidatura a Deputado Federal, pretendo desenvolver um trabalho para ajudar nossa região, enquanto uma candidatura a prefeito estaríamos focados somente em São Sebastião. Contudo, a politica é dinâmica, São Sebastião encontra-se em um momento em que não temos opção de escolha, não ouvimos nomes para a sucessão do atual prefeito. Ser prefeito sempre esteve em meus planos, mas sei esperar a hora certa, aliás, a população sabe muito mais que qualquer candidato qual é a hora e o candidato certo.

RL – Deixe uma mensagem para a população do Litoral Norte e por que os eleitores da região devem votar no senhor.
NETO - Caros eleitores, estamos aqui colocando a disposição de todos nossa candidatura a Deputado Federal, cargo que disputo pelo PHS – Partido Humanista da Solidariedade, com o número 3133. Além do explanado acima, queremos também lutar por uma redução da maioridade penal para 16 anos, já que temos o conhecimento de que uma porcentagem grande dos crimes é praticada por jovens entre 16 e dezoito anos. 
Outra visão que temos, é a luta pelo voto distrital, onde poderemos realmente escolher deputados que estejam representando nossa região, pois serão eleitos os candidatos da região considerando os votos da própria região. Estaremos mais próximos da nossa região, somos conhecidos pelo nome e sobrenome, não somos de lugares distantes e nunca mais compareceremos aqui, a não ser na próxima eleição. Valorizem o candidato de sua região!
Temos desenvolvido um trabalho junto a Câmara Municipal de São Sebastião onde procuramos interagir legislativo e população da melhor forma possível, buscando atender todos os segmentos existentes, além de utilizar nossa formação jurídica, em especial no que diz respeito ao direito público e administrativo. Com este pensamento é que queremos desenvolver o trabalho de Deputado Federal, buscando honrar cada voto de confiança depositado em nossa candidatura. Que Deus ilumine vossas mentes para votarem da forma mais correta possível, e isto se dá com a pesquisa da vida de cada candidato: o que já fez? qual o trabalho que desenvolve? seu projeto de trabalho? “Seu voto não tem preço, tem consequências” – Deus os abençoe.