Radar Litoral

Felipe Augusto inaugura novo COI com 430 câmeras e anuncia equipe tática da GCM



Postado em: 17/08/2018


A Prefeitura de São Sebastião inaugurou, na manhã desta sexta-feira (17/8), o novo Centro de Operações Integradas (COI), localizado na Rua Pará, no Centro. Ao todo, 430 câmeras interligadas - incluindo sistemas públicos, particulares e câmeras no interior dos ônibus - que captarão imagens para serem fornecidas às forças de segurança da cidade. Durante a solenidade, o prefeito Felipe Augusto anunciou a criação de duas equipes táticas da Guarda Civil Municipal (GCM) e a abertura de uma licitação internacional para compra do novo armamento. 

A solenidade contou com a presença das autoridades policiais da cidade e região, entre elas, dos delegados Vanderlei Pagliarini (1DP), Victor Falcão (DIG/DISE) e Carlos Roberto Almeida (Polícia Federal); coronel Cezar Eduardo Ferreira, comandante do 20 Batalhão da Polícia Militar no Litoral Norte; capitão Eduardo Gonzales, comandante da 1 Companhia de Polícia Militar em São Sebastião; capitão Newton Krueger, comandante do Corpo de Bombeiros na região; Emerson Elias, secretário municipal de Segurança Urbana; e Edgar Celestino, comandante da Guarda Civil Municipal. Também participaram da cerimônia o presidente da Câmara, Reinaldo Alves Moreira - Reinaldinho e os vereadores Pastor Elias e Edvaldo Teimoso. 

O delegado da Polícia Federal, Carlos Roberto Almeida, salientou que por vezes a PF recorre ao COI para obter imagens que facilitam o esclarecimento de crimes. "Com toda essa tecnologia temos certeza que a cidade ficará mais segura".

Segundo o comandante da PM no Litoral Norte, coronel Cezar Ferreira, em todos os municípios onde foram instaladas centrais como esta os índices de criminalidade caíram substancialmente. "Entregamos hoje uma das melhores ferramentas da segurança pública. Elevamos de seis para 430 câmeras e até o fim do ano chegaremos a 600 câmeras interligadas", declarou o prefeito Felipe Augusto. Ele citou que cinco câmeras estão ligadas ao sistema "Detecta" do Estado. 

O presidente da Câmara, Reinaldinho Moreira, pediu para que as imagens sejam cedidas rapidamente aos órgãos de segurança e citou que atualmente os índices criminais da cidade estão em queda. Felipe Augusto informou na cerimônia que as escolas da cidade também terão câmeras interligadas ao COI. "Hoje já temos as escolas da Topolândia e Cintia Cliquet, na Enseada. Câmeras já instaladas na UPA, no Pronto-Atendimento de Boiçucanga, entre outros locais", citou. 

Ainda no evento, Felipe Augusto falou de investimentos na Guarda Civil Municipal, como a aquisição de viaturas e coletes balísticos, e disse que uma licitação internacional será realizada para a compra do novo armamento. "Vamos criar agora duas equipes táticas da GCM, que reforçarão o patrulhamento no município". 

Logo após os discursos, policiais militares, civis e federais foram convidados a conhecer as novas instalações do COI. A central conta com monitores de última geração, que facilitam a visuação de ruas, avenidas, praças e prédios públicos, bem como a identificação de veículos e criminosos. 

A central de monitoramento do COI (Centro de Operações Integradas) em São Sebastião

 



Últimas Notícias