Divulgação/PMC

Nova UBS do Sumaré tem capacidade para atender até 12 mil pessoas



Postado em: 05/10/2018


A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Governo do Estado, realizou a entrega oficial da Unidade Básica de Saúde (UBS) Sumaré nesta sexta-feira (05). A nova unidade, agora em sede própria, passará a atender moradores da atual UBS Centro, que até então, era localizada em local alugado no Jardim Primavera.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, do secretário de Saúde, Amauri Toledo, secretários, vereadores e servidores públicos.

Também estiveram presentes o coordenador geral do Programa Saúde em Ação, Ricardo Tardelli, representante do governo do Estado de São Paulo; a engenheira responsável pela obra, Maria Cristina Gomes Jotten, e a diretora do Departamento Regional de Saúde de Taubaté, Nádia Maria Magalhães.

O prefeito Aguilar Junior ressaltou a importância da mão de obra composta por servidores públicos da Secretaria de Saúde, para trazer vida e humanização ao local. “Eu gosto sempre de comparar prédios novos com uma geladeira nova. Vista na loja é bonita, porém dentro é vazia. Então, reconheço aqui e agradeço a todos os funcionários envolvidos nesta obra. Parabéns aos servidores da Saúde que, de fato, fazem a Saúde acontecer em Caraguatatuba”, ressaltou.

O secretário de Saúde, Amauri Toledo, agradeceu também a todos os envolvidos, em especial, a engenheira responsável, Maria Cristina Gomes Jotten. “Quero destacar que, aqui nesta unidade, serão atendidas 8.500 pessoas. Mas estamos preparados para cobrir até 12 mil usuários. O que nosso prefeito quer é trazer humanidade e nosso coração é voltado a atender a nossa população e aos nossos funcionários”, destacou.

Homenagem

A UBS Sumaré foi nomeada “Nadir Cordeiro Rossi”, falecida em 30 de janeiro de 2016, integrante da família que constituiu a Docemar em Caraguatatuba.

O genro da homenageada, Marcos José de Paula, falou aos presentes sobre o carinho que a família tem pelo município. O vereador Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia) pediu aos presentes um minuto de silêncio, em menção ao falecimento ocorrido na manhã da inauguração de Ivan Micheletto Rossi, irmão da homenageada.

UBS Sumaré

A partir de segunda-feira (08), o atendimento dos bairros Sumaré, Martim de Sá, Prainha, Cidade Jardim, Cantagalo, Jardim Terralão e parte da região central passa a ser feito integralmente na UBS Sumaré.

A obra da nova unidade teve custo de mais de R$ 4,5 milhões, em parceria entre Governo do Estado e Prefeitura. O terreno da construção, doado pela Prefeitura, tem 4 mil m² e fica na Avenida Siqueira Campos, 503.

A UBS do Sumaré prestará os serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, curativos, inalações, consultas médicas e de enfermagem, vacinação, farmácia e consulta odontológica para mais de 10 mil pessoas.

A unidade receberá duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), compostas por dois médicos, duas enfermeiras, quatro auxiliares de enfermagem, dois auxiliares administrativos, uma gerente de enfermagem, uma gerente administrativa, 12 agentes comunitários de saúde, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e uma equipe de limpeza.

Farmácia

A UBS Sumaré agora conta com espaço suficiente para receber as dependências da farmácia da unidade, que, até então, estava disponibilizada no CEM/CEO por falta de espaço na UBS Centro.

Assim, a partir de segunda-feira (08), o atendimento da UBS Centro e da farmácia do CEM/CEO passam a estar a serviço da população dentro da UBS Sumaré.

A Secretaria de Saúde informa que, com a mudança, a Farmácia do CEM/CEO será voltada apenas à entrega de medicamentos a especialidades e remédios de alto custo. Visto que todas as Unidades Básicas de Saúde contam com sua própria farmácia para retirada de medicamentos de rotina.



Últimas Notícias