Cláudio Gomes/PMC

Caraguatatuba forma mais de 1.000 estudantes no Programa Bombeiro na Escola



Postado em: 24/11/2018


A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, promoveu nesta sexta-feira (23/11) a formatura de 1.140 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II de 10 escolas municipais.

O programa tem como foco estimular os alunos à prática de princípios éticos e à prevenção de acidentes. O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros (Fundabom) e os alunos tiveram aulas de Pronto Socorrismo, Prevenção de Acidentes Domésticos, Noções de Salvamento, Cidadania e Ética e Preservação do Meio Ambiente.

A cerimônia simbólica foi realizada no CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas) do Travessão e contou com a presença de autoridades civis e militares, entre elas, o Cel PM Rogério Bernardes Duarte (diretor-presidente da Fundabom), o Cel PM Mauro Lopes dos Santos (sub-comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo), o Cel Saint Clair (coordenador da Fundabom), o presidente da Câmara de Caraguatatuba, Tato Aguilar, a secretária de Educação, Márcia Paiva, o vereador De Paula, além do prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.

Foram selecionados para a cerimônia os alunos das escolas EMEF Profº Euclides Ferreira e CIEFI Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, ambas do Perequê-Mirim.

O mascote do evento, o dálmata Faísca, também esteve presente para animar os adolescentes ao som da Fanfarra Municipal Comunidade Alaor (Famcal) e sob a regência do maestro Marcos Silveira dos Santos, o Marcão.

O diretor-presidente da Fundabom, Cel PM Rogério Bernardes Duarte, destacou que o Bombeiro na Escola é um programa educacional e comunitário. “Estamos formando jovens que serão instrumentos de modificação da sociedade, ou seja, formando cidadãos”.

O Cel PM Mauro Lopes dos Santos, sub-comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, destacou que Caraguatatuba é a primeira da região a ter a turma do Bombeiro na Escola. “É um projeto que estimula a referência: professores, policiais e Bombeiros. Porém, o mais importante são os pais e isso é bonito ver o envolvimento deles”.

O prefeito Aguilar Junior agradeceu a parceria com o Corpo de Bombeiros. “São projetos que visam à busca pela cidadania, envolvendo pais, professores e alunos. Antigamente existia o Bombeiro Mirim que formava 120 crianças por semestre. Hoje me sinto honrado em participar da primeira turma do Bombeiro na Escola para 1.140 estudantes da rede municipal. Somos uma das primeiras cidades do Estado a ter o projeto”, destaca.

Orgulho

O Soldado PM Bispo fez parte da equipe de instrutores que acompanharam os alunos no decorrer do curso. “Todos os alunos demonstraram interesse pelas aulas. Os resultados atenderam minhas expectativas e por isso sinto-me orgulhoso”, afirma.

O estudante Kauan Luiz, de 14 anos, diz que o projeto o motivou a ingressar na polícia. “Gostei muito da experiência de ter feito uma Ressuscitação Cardio-Pulmonar -RCP). É a sensação de salvar vidas”.

Já Renato dos Santos, da EMEF Profº Euclides Ferreira, ficou feliz após receber o certificado. “Foi uma oportunidade única. Além disso, pretendo passar adiante os ensinamentos”



Últimas Notícias