Prefeito da Ilha anuncia nova mudança no governo; Nuno Gallo deixa a Cultura após 2 anos



Postado em: 12/12/2018


O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório (MDB), anunciou na tarde desta quarta-feira (12/12), mais uma mudança no primeiro escalão de seu secretariado. Dessa vez, quem deixa o governo municipal é o secretário de Cultura, Nuno Gallo, que por motivos pessoais deixa a pasta a partir do próximo dia 31. O novo nome ainda não foi confirmado. A reportagem do Radar Litoral falou com Nuno Gallo, que afirmou ter entregue a carta solicitando sua exoneração. 

Em agosto deste ano, o prefeito nomeou a ex-candidata a prefeita nas últimas eleições, Juliana de Paula Louro para comandar a Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (Governo). Atualmente, ela também acumula a pasta da Secretaria Municipal de Administração. 

Ainda no mês de agosto, Osvaldo Julião deixou a Secretaria de Administração para assumir a Secretaria de Saúde. No mês passado, com o retorno à Câmara Municipal do vereador Thiago Souza, que ocupava o cargo de secretário de Serviços Públicos, o ex-vereador Luiz Lobo assumiu a pasta. Lobo já esteve à frente das secretarias de Administração e Governo 

Sobre a saída de Nuno Gallo, anunciada na tarde desta sexta-feira (12/12), a nota oficial da Prefeitura de Ilhabela relata que ele "desenvolveu projetos culturais inéditos no arquipélago e colaborou com a implantação da política de valorização da cultura, em especial, da Cultura Caiçara, com o resgate das tradições e o aprimoramento e expansão das oficinas culturais. Também contribuiu com a regularização da Fazenda Engenho D’Água, que segue aberta para visitação de acordo com as normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)". 

Ainda na noita, a Prefeitura destaca que "à frente da Cultura, atuou na criação da Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural e desenvolveu o projeto Caminho da Nossa História, já em sua segunda fase, e o Museu em Rede, com diversas salas de exposições no Centro Cultural da Vila (Arqueologia em Ilhabela, A Festa da Congada de São Benedito de Ilhabela, Náufragos & Navegantes, A História da Escola Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos e Vida e Obra de Waldemar Belisário), assim como a recuperação da Salga, já em processo licitatório e diversas outras ações". 

O prefeito Márcio Tenório comentou sobre a saída do secretário. “As mudanças na gestão pública são comuns, visto que é sempre necessário fazer uma avaliação de contexto e tomar medidas para agilizar, ainda mais, o andamento da máquina administrativa”, declarou o prefeito, que agradeceu os dois anos de serviços prestados por Nuno Gallo.

A reportagem do Radar Litoral ouviu Nuno Gallo. "A partir de 1 de janeiro, vou dar uma respirada, afinal de contas, dois anos neste governo, mas 10 anos ininterruptos. Vou colocar projetos que tenho comigo, trabalhar na área da cultura, de eventos", disse o ex-secretário.

Sobre a política, Nuno Gallo disse que não irá se afastar. "Estou sem partido, mas vamos esperar os acontecimentos e ver o que rola do ano que vem em diante. Na política não dá pra gente prever as coisas", finalizou. 

 



Últimas Notícias