"MOBs" agilizam atendimentos e resgates durante a temporada de verão no Litoral Norte



Postado em: 07/01/2018


As chamadas "MOBs" - Motos Operacionais de Bombeiros têm agilizado os atendimentos e resgates durante a temporada de verão. Nesta época, os longos congestionamentos também dificultam a passagem das viaturas tradicionais, de maneira que as motos conseguem chegar rapidamente aos locais das ocorrências.

Ao todo são seis motos, divididas em três equipes que atendem Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião. Aos finais de semana, as "MOBs" também estão em Ilhabela. De 21 de dezembro até 6 de janeiro foram 110 ocorrências atendidas na região.

O comandante do Corpo de Bombeiros em São Sebastião e Ilhabela, tenente André Smidi, ressalta que as "MOBs" permanecem durante toda a temporada. Os municípios de Caraguá e Ilhabela estudam a possibilidade de manter o serviço por meio da concessã de Gratificação por Atividade Delegada. "As MOBs são bem versáteis, chegam primeiro no local, realizam o primeiro atendimento, não só em acidentes de trânsito mas em outros salvamentos. Servem como batedores para viaturas maiores, como no caso as utilizadas em incêndios", ressalta Smidi

Ele salienta ainda que a chegada rápida das motocicletas evitam muitas vezes que outras viaturas sejam empregadas desnecessariamente em ocorrências. "Servem de apoio a outras instituições, como Samu e policiamento, por exemplo. É realmente um serviço bem versátil". 

Na capital, as MOBs já operam há anos. "A nossa região está crescendo e a gente percebe que mesmo fora da temporada temos horários de pico nos quais podem ser utilizadas". Nesta tarde de segunda-feira (7/1), os bombeiros de moto chegaram rapidamente a uma ocorrência de incêndio residencial no bairro Itatinga, região central de São Sebastião, e conseguiram evitar que o fogo alastrasse por todo o imóvel. 



Últimas Notícias