Projeto Canoa Para Todos oferece aulas gratuitas no Centro de São Sebastião



Postado em: 10/01/2019


O Instituto São Sebá Va'a realiza neste mês de janeiro o "Verão Va'a", que oferece aulas gratuitas de canoa polinésia - também conhecida como canoa havaiana - na prainha do Centro, na Rua da Praia, em São Sebastião. A ação tem apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes.

Na manhã desta quinta (10/1), cerca de 20 pessoas participaram da vivência, que segundo o instituto tem o objetivo de levar a todo fluxo de turistas e moradores da cidade o conhecimento sobre a existência das canoas polinésias. Os remadores do instituto deram instruções gerais de remo aos presentes, para que depois todos pudessem ter a experiência no mar com a canoa.

Segundo um dos participantes da aula desta manhã, o turista de Lavras (MG), Rafael Cardoso, de 16 anos, o projeto é muito importante para a cidade. "Além da importância ecológica, que faz às pessoas se apegarem ao mar, evitando poluí-lo, agrega ao turismo também, pois traz mais pessoas para o esporte".

Outra turista que também participou da vivência, a moradora de Bombinhas (SC), Camila Gonçalves, elogiou as aulas gratuitas. "É muito bom para gente, eu venho de longe e acho muito legal ter aqui essa oportunidade de graça para a galera", comentou Camila.

Para o sebastianense e membro do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Fábio Rodney, já participante há um ano do São Sebá Va'a e presente na vivência, a canoagem mudou a sua vida. "Depois de começar a remar eu tive uma melhora muito grande do meu equilíbrio, pois devido ao uso excessivo de drogas e bebidas perdi um pouco dele. A canoagem é uma terapia muito grande para mim, remo há um ano e não penso em parar", destacou Rodney.

Ainda de acordo com o presidente do Instituto São Sebá Va'a, Robson Bitencourt, o "Toko", o projeto dentre outros aspectos traz de volta a identidade do município. "A grande importância de levar a prática das canoas havaianas para os munícipes e turistas, é resgatar a cultura caiçara, além de trazer mais adeptos para o esporte e estar em parceria com a prefeitura nos ajuda muito nisso", completou Toko.

Projeto Verão Va'a

O Projeto Verão Va'a oferece aulas gratuitas de Canoa Havaiana na praia do Centro, na Rua da Praia, de quarta-feira a domingo, durante todo o mês de janeiro, em dois horários, das 8h às 11h e das 16h às 19h.

Os interessados devem se inscrever no local do evento, na hora em que ele é realizado, sem a necessidade de apresentação de documentos ou atestado médico. Não há limite de vagas, nem de idade para a prática esportiva, porém os menores de idade que desejarem participar da vivência deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais no ato da inscrição.

 



Últimas Notícias