Divulgação/PMU

Fiscais do Ministério do Turismo realizam operação em Ubatuba até sexta-feira



Postado em: 12/02/2019


De maneira inédita, Ubatuba recebe uma equipe de fiscais do Ministério do Turismo - Mtur, até sexta-feira (15), para promover ações de fiscalização referente ao Cadastur- registro obrigatório conforme estabelece a Lei Geral do Turismo.

Na tarde de segunda-feira (11), foi realizada uma reunião de sensibilização sobre as ações fiscalizadoras ao trade no município. O encontro contou com a presença de representantes de segmentos do turismo, de órgãos como a secretaria municipal de Segurança Pública, Companhia Municipal de Turismo – Comtur, Conselho Municipal de Turismo, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Associação Coaquira e Sinhores.

O objetivo da fiscalização é sensibilizar os prestadores de serviço turístico sobre a importância de estar regularizado junto ao órgão máximo de turismo no Brasil, que é o MTur, atendendo à Lei 11771/08 (Lei Geral do Turismo), que o Ministério tem a prerrogativa de fazer valer.

Além de trazer uma serie de vantagens para o trabalhador da área, como acesso a financiamento em bancos oficiais do Governo e cursos gratuitos de qualificação ofertados pelo Ministério, o prestador cadastrado ganha mais credibilidade com o público, pois qualquer pessoa pode acessar a relação de estabelecimentos que estão devidamente regularizados.

Daniela Saraiva, coordenadora de fiscalização do MTur, explicou que foi feita uma triagem prévia com base segmentos do trade que tem a obrigatoriedade de registro,  indicando 196 estabelecimentos/ profissionais irregulares em Ubatuba.

Segundo ela, o procedimento iniciou com a geração de notificações, concedendo um prazo de 30 dias para cadastramento. Caso não seja cumprido, já existe a ciência da possibilidade de autuação, pois estão sujeitos à penalidade

"Após receber o comunicado, 51% desse montante (101 estabelecimentos) efetuaram o cadastro, restando apenas 95 na ilegalidade, que são o foco. A fiscalização dos prestadores é uma prioridade do Governo para combater a informalidade no setor e atender o cumprimento da exigência legal. Isso aumenta a receptividade do setor e melhora a qualidade dos serviços", reforçou a coordenadora.

Vale lembrar que os fiscais estarão devidamente identificados, acompanhados de funcionários da secretaria de Turismo de Ubatuba e de representante da PM ou GCM.

Ubatuba e o Cadastur

"Ubatuba não estava no mapa do turismo brasileiro e hoje se encaixa na categoria A (2017/2019). Isso é muito importante para o município, pois viabiliza uma serie de iniciativas, inclusive, sobre financiamento rápido e com juros baixos aos cadastrados", afirmou o secretário da pasta, Luiz Bischof.

"Ubatuba é a primeira cidade do Litoral Norte a receber a equipe do MTur. A ação é um grande ganho para nós e um marco para a região. Estamos em tratativas desde agosto de 2018 e, agora, finalmente conseguimos consolidar", destacou o diretor de Turismo, Marcos Roberto dos Santos.

Retorno da fiscalização

De acordo com a equipe do Mtur, após as ações da equipe de fiscalização em âmbito nacional, houve um aumento de 86% e cadastramentos como resposta do trabalho desenvolvido. Segundo a coordenadora, atualmente são 343 mil estabelecimentos, com base em dados da Receita Federal, sendo somente 80 mil cadastrados.

O Cadastur –  cadastro dos prestadores de serviços turísticos –  tem o objetivo de reunir todos aqueles que estejam legalmente constituídos e em operação.

É totalmente gratuito e, para obtê-lo, basta ter legalidade no município - CNPJ e alvará.

O MTur orienta os prestadores de serviços turísticos a não responderem e-mails, nem abrirem anexos ou realizarem pagamentos de taxas do Cadastur.

Benefícios

Entre os benefícios aos cadastrados, estão visibilidade para o seu negócio, por meio dos sites www.cadastur.turismo.gov.br ewww.viajelegal.turismo.gov.br; oportunidades de qualificação, por meio dos programas e projetos oferecidos por diversas áreas do MTur; acesso a linhas de crédito junto a bancos oficiais e classificação dos meios de hospedagem, entre outros.

Para se cadastrar, é necessário pertencer a uma das 15 atividades cadastráveis junto ao MTur, sendo sete obrigatórias e oito de cadastro opcional:

Cadastro obrigatório

Acampamento Turístico

Agência de Turismo

Guia de Turismo

Meio de Hospedagem

Organizadora de Eventos

Parque Temático

Transportadora Turística

 

Cadastro opcional

Casa de Espetáculos & Equipamento de Animação Turística

Centro de Convenções

Empreendimento de Entretenimento e Lazer & Parque Aquático

Locadora de Veículos para Turistas

Empreendimento de Apoio ao Turismo Náutico e à Pesca Desportiva

Prestador Especializado em Segmentos Turísticos

Prestador de Infraestrutura de Apoio para Eventos

Restaurante, Cafeteria, Bar e Similares



Últimas Notícias