Divulgação/PMU

Ubatuba realiza mutirões de combate à dengue, saúde bucal e prevenção ao câncer de colo do útero



Postado em: 28/03/2019


As equipes da secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba realizam neste sábado (30) três mutirões voltados à promoção e prevenção da saúde. Combate ao Aedes aegypti, saúde bucal e prevenção ao câncer de colo de útero são os focos das ações.

Preventivo ao câncer de colo do útero

Como parte das ações do mês das mulheres, haverá um mutirão de coleta do exame preventivo no Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado no "Postão", sede da secretaria de Saúde, na avenida Rio Grande do Sul, 710 – Centro, das 9 às 15 horas.

Conhecido como Papanicolau, o exame citológico é preventivo do câncer de colo do útero e detecta se há alterações nas células dessa região antes que a mulher apresente sintomas, reduzindo a mortalidade pela doença.

Para realizar o exame, basta comparecer ao "Postão" no horário indicado e apresentar cartão SUS e RG. O preventivo também está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município.

Saúde bucal

O primeiro mutirão de Saúde Bucal de 2019 acontecerá no Centro de Especialidades Odontológicas, que também fica no "Postão".

Durante todo o dia, das 7h às 17h, serão realizados diferentes procedimentos como restaurações, curativos, extrações, limpeza, raspagem, abertura de canal, prescrição de medicamentos e atendimento a crianças.

O atendimento será feito por ordem de chegada. Serão distribuídas um total de 70 senhas e é preciso apresentar RG e o cartão do SUS. O mutirão contará com a participação de uma equipe de seis dentistas, sete auxiliares e dois agentes administrativos.

Combate ao Aedes aegypti

Os bairros centrais Umuarama, Silop e Sumaré serão o foco das equipes da saúde no terceiro mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Ele será realizado das 8h às 14h e o ponto de encontro das equipes participantes é a UBS Cícero Gomes, que fica na rua Batista de Oliveira, 199 (esquina com av. Prof. Thomaz Galhardo).

A Prefeitura de Ubatuba pede a colaboração de toda a população eliminando criadouros e abrindo suas casas e estabelecimentos para a vistoria dos agentes da Prefeitura de Ubatuba.



Últimas Notícias