Divulgação

Prefeituras do Litoral Norte iniciam vacina contra gripe nesta quarta; meta é atingir 90% do público-alvo



Postado em: 08/04/2019


Assim como ocorre em todo o país, as cidades do Litoral Norte iniciam nesta quarta-feira (10) a campanha de vacinação contra a gripe, que prossegue até 31 de maio. O Dia “D” de vacinação será em 4 de maio. As prefeituras da região têm como meta vacinar 90% do público-alvo.

Este ano, a vacinação contra a gripe acontece em momentos específicos para a mobilização da população. O início é exclusivo para crianças de seis meses a menores de seis anos e gestantes. A partir de 22 de abril, os demais grupos prioritários serão contemplados na campanha, que se encerra em 31 de maio.

São Sebastião 

Com a proposta de ampliar a imunização entre as crianças, a Vigilância Epidemiológica do município criou o Certificado de Vacinação. O documento será entregue logo após a vacinação e deverá ser apresentado na unidade escolar até o dia 3 de junho.

No último ano, o município ultrapassou a meta nacional de vacinação. Assim como em 2018, a meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários para a vacinação. É importante ir à unidade de saúde mais próxima e levar a caderneta de vacinação.

Caraguatatuba

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caraguatatuba estarão com salas de vacina abertas, segundo cronograma de cada unidade, para a realização da Campanha de Vacinação Contra Influenza 2019. A exceção será apenas para a UBS Tabatinga que não tem sala de vacinação.

A meta da campanha é vacinar 90% dó público alvo.

Ilhabela

A vacina pode ser encontrada a partir de quarta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e tem como meta vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Simone Fortes, há 21 anos a vacina contra a gripe é disponibilizada na rede pública para os grupos prioritários. “A vacinação para esses grupos é de extrema importância para a redução das complicações, das internações e mortes causadas pela doença”.

Ubatuba

A expectativa é a de vacinar pelo menos 90% de cada um desses grupos prioritários, que, no total, somam 25.841 pessoas em Ubatuba.

Grupos prioritários

Os grupos prioritários a serem vacinados de acordo com recomendações do Ministério da Saúde são:

·         Crianças de seus meses a menores de seis anos;

·         Gestantes;

·         Puérperas (até 45 dias após o parto);

·         Trabalhadores de saúde;

·         Povos indígenas;

·         Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;

·         População privada de liberdade;

·         Funcionários do sistema prisional;

·         Professores da rede pública e privada;

·         Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis;

·         Pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).



Últimas Notícias