JC Curtis/Fundacc

Caraguá terá 3ª Conferência Municipal de Cultura no próximo domingo



Postado em: 23/04/2019


A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, a Prefeitura e o Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba (CMPCC) realizam no domingo (28/4) a 3ª Conferência Municipal de Cultura. O encontro será das 8h às 18h no Teatro Mario Covas.

As inscrições poderão ser feitas online pelo link https://fundacc.sp.gov.br/ficha-de-inscricao-3a-conferencia-municipal-de-cultura-de-caraguatatuba/, presencialmente na Fundacc, das 9h ás 17h até sexta-feira ou na recepção do Teatro Mario Covas no dia da Conferência, às 8h.

Podem participar todo cidadão maior de 16 anos, devidamente inscrito, representantes dos poderes públicos, sociedade civil e entidades, que residam ou atuem em Caraguatatuba. Caberá aos protagonistas da conferência, entre outros, analisar a conjuntura da área cultural no município e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas de Cultura, para desenvolver Projeto de Lei do Plano Municipal de Cultura, a ser submetido ao Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba (CMPCC) e, posteriormente, encaminhado à Câmara de Vereadores.

Eles também devem discutir a cultura com ênfase na construção de políticas transversais em nível local, regional e nacional, nos seus aspectos da memória, de produção simbólica, da gestão, da participação social e do pleno exercício da cidadania. Está na meta a promoção de debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões; propor estratégias para universalizar o acesso da comunidade à produção e à fruição dos bens e serviços culturais e consolidação dos sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura; mapear a produção cultural, reunir pensamentos, demandas, propostas, necessidades da população de Caraguatatuba, discutir suas peculiaridades, contradições e necessidades.

Outra propositura é mobilizar a sociedade e os meios de comunicação para a importância da cultura, bem como de suas manifestações, para o desenvolvimento sustentável do município, da região e do país; identificar e fortalecer a transversalidade da Cultura, fortalecendo os mecanismos de articulação institucional entre o município e a sociedade civil; fortalecer e facilitar a formação e funcionamento de fóruns e redes de artistas, agentes, gestores, investidores e ativistas culturais.

A organização, bem como o desenvolvimento das atividades da 3ª Conferência Municipal de Cultura, que será integrada por representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, terá caráter mobilizador, formulador e propositivo, sendo subsidiada por meio de uma Comissão Organizadora. A conferência será presidida por pessoa de notório saber designada pela Fundacc e terá como coordenador geral um assessor técnico cultural. A Comissão Organizadora será presidida por assessor técnico cultural da Fundação ou seu suplente indicado.

As modalidades definidas para a conferência são Painel Expositivo com Eixos Temáticos que contemplarão cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento sem prejuízo das questões municipais e estaduais. As discussões temáticas serão debatidas pelos Grupos de Trabalho Teatro e Circo, Música, Artes Visuais e Artesanato, Dança, Literatura, Grupos étnicos e grupos de gênero, Audiovisual, fotografia e novas mídias, Patrimônios Culturais e tradições populares e Produtores Culturais que serão instâncias de deliberação e de proposição

 A última modalidade é a Plenária que será instância de deliberação e aprovação de propostas. Lembrando que terão direito a voz e a priorizar propostas os inscritos da sociedade civil e representantes do poder público; convidados terão direito a voz e não a voto, enquanto titulares do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba ou seus suplentes terão direito a voz, a priorizar propostas e a voto.



Últimas Notícias