Ieda Terra apresenta o show "Sertão" neste sábado no Circo Navegador



Postado em: 26/04/2019


O Espaço Cultural Circo Navegador apresenta neste sábado (26), às 20 horas,  o show “Sertão”,  trazendo composições autorais da cantora Ieda Terra, abordando temas sobre o contexto rural e suas potencialidades, buscando estabelecer diálogos entre os sons das canções tradicionais do interior brasileiro e a música urbana atual.

O sertão, no sentido das vastas regiões rurais do Brasil, é um permanente manancial de referências poéticas e sonoras para este Show. O canto das rezas e novenas, as modas de viola e as serestas servem de inspiração para criar em linguagem musical um ambiente sonoro peculiar e único.

Retornar ao sertão é buscar as origens pouco lembradas do povo brasileiro. Por isso, o projeto busca olhar para essa paisagem cultural como quem busca as pérolas de uma nação. Certamente não para reproduzir os sons do passado, porém, dar-lhes novas roupagens a partir do olhar do homem moderno. Nesse espetáculo com o formato pocket show "voz e cordas" (guitarra e contrabaixo acústico) buscarão dar uma nova roupagem às sonoridades rurais e harmonizar distintos timbres, como por exemplo, os sons da guitarra, ou mesmo o contrabaixo acústico, como na música pop, ou os cantos das rezas e seus temas de santos com arranjos e experimentações modernas.

As canções escolhidas para esse espetáculo trazem elementos e cenários típicos das cidades do interior: os santos “Jorge” e “São Miguel Arcanjo”, a fé em “Procissão”. Em “Urutu Branco” e “Meu Sertão” há uma homenagem ao Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa, um dos escritores brasileiros que mais captou a essência do povo sertanejo. Homenagem à voz e a genialidade de Milton Nascimento em “Mil Tons”, o cantor dos Gerais. Também reverencia o homem trabalhador da roça em “Toada”, num canto de lamento e superação. Questiona o patriarcal ismo vigente nas pequenas cidades e a ausência do Pai na canção “Pai”. Ieda Terra (voz e violão) se apresenta com os músicos: Rafael Furtado (contrabaixo acústico e elétrico) e Vinicius Alves (guitarra).

Serviço:
27/04 às 20h Show Ieda Terra
Ingresso R$30,00 - Estudantes, idosos e professores pagam 50% mediante a documentação.
R. Prefeito Mansueto Pieroti, 826 - Vila Amélia - São Sebastião - SP
(12) 3892-2589 / (12) 98173-4402



Últimas Notícias