Projeto Peixinho Azul oferece aulas de natação para crianças com transtorno do espectro autista em Ilhabela



Postado em: 02/05/2019


O Projeto Peixinho Azul, que visa aulas de adaptação em piscinas para crianças com o transtorno do espectro autista, completou um mês.  Foram seis encontros de sucesso e muita alegria. As aulas acontecem todas as sextas-feiras, na piscina do Polo de Educação Integrada de Ilhabela, da Barra Velha.

A realização é da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, e tem como objetivo atender crianças autistas, com idade mínima de cinco anos, que estejam em tratamento e que sejam encaminhadas por médico ou terapeuta, as aulas irão possibilitar o desenvolvimento motor, psicossocial e autoconfiança, ressaltando que a água pode ajudar no relaxamento, redução dos sintomas de ansiedade e melhora dos tônus musculares.

As atividades são realizadas com a participação do pai ou da mãe da criança. Diferente das demais terapias, são os pais que desenvolvem as atividades a partir das orientações da professora Daniela Goes, responsável pelas aulas.

Segundo a professora, essa parceria é muito importante para o desenvolvimento das crianças. E nesse primeiro mês do projeto, pode-se notar a superação dos medos, ganho de confiança, a redução da ansiedade e a felicidade dos pais. “É emocionante ver essa interação entre pais e filhos. Algumas mães não sabem nadar, mas pelos filhos estão superando seus medos e aprendendo junto”.

 



Últimas Notícias