Cláudio Gomes/PMC

Cidades do Litoral Norte participam do "Dia D" da campanha de vacinação contra gripe neste sábado



Postado em: 03/05/2019


As quatro cidades do Litoral Norte participam neste sábado (4), das 8 às 17 horas, do "Dia D" da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que segue até o dia até 31 de maio. Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina de 2019 visa prevenir a população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

Em Caraguatatuba, além de estar aberta para a categoria dos professores, a campanha também já incluiu os policiais dentro do grupo prioritário. Até o dia 25 de abril, foram vacinadas 3.218 crianças, 494 gestantes; 143 puérperas; 3.143 idosos; 682 trabalhadores de Saúde; um policial; 292 professores; 627 pessoas com morbidades; gerando um total de 8.600 doses.

A meta da campanha é vacinar 90% do público alvo. A imunização contra influenza é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.

Segundo a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, o objetivo da ação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza e atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.

Em São Sebastião, a imunização ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. É necessário levar a Caderneta de Vacinação.

Assim como em 2018, a meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários.

O chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica, Maurílio Bianchi, alerta a população para a importância da vacinação, principalmente nas crianças. “Pais, levem seus filhos para tomar a vacina. Já ocorreu um óbito em Taubaté, e não queremos que venha ocorrer aqui. A hora de vacinar é agora, antes que as temperaturas abaixem e o vírus passe a circular com maior intensidade”.

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, informa que oito Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) permanecerão abertas para vacinação – Costa Sul, Barra Velha, Barra Alta, Perequê, Água Branca, Itaquanduba, Vila e Armação.

Em Ubatuba, 22 postos de saúde abrirão neste sábado, das 8 às 17 horas, para o dia "D" de vacinação contra o vírus da gripe Influenza. A vacina está disponível gratuitamente para os grupos prioritários.

Grupos prioritários

Os grupos prioritários a serem vacinados de acordo com recomendações do Ministério da Saúde são:

·         Crianças de seus meses a menores de seis anos;

·         Gestantes;

·         Puérperas (até 45 dias após o parto);

·         Trabalhadores de saúde;

·         Povos indígenas;

·         Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;

·         População privada de liberdade;

·         Funcionários do sistema prisional;

·         Professores da rede pública e privada;

·         Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis;

·         Pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).



Últimas Notícias