Polícia Civil de São Sebastião alerta para golpe de "clonagem" do Whatsapp na região



Postado em: 20/05/2019


A Polícia Civil de São Sebastião alerta para golpe de "clonagem" do aplicativo Whatsapp. Só na cidade, nos últimos dias, foram pelo menos seis boletins de ocorrência registrados. Os casos têm acontecido em todo o país e já há investigação em andamento, contudo, a polícia faz um alerta para que os usuários mantenham a segurança de suas contas.

O caso funciona da seguinte maneira. Os estelionatários pegam o número de telefone da vítima em anúncios em sites de vendas de imóveis, carros, entre outros. Com o número em mãos, eles enviam uma mensagem à vítima, solicitando um código para que o anúncio seja mantido. A partir deste momento, ao digitar o referido código, automaticamente a conta do whatsapp é "rakeada". 

De posse dos contatos, a quadrilha começa a pedir dinheiro à rede de amigos da vítima, informando uma conta de um "laranja". A partir daí, a única solução é a vítima entrar em contato com o aplicativo para solicitar o cancelamento da conta.

A Polícia Civil alerta para que outras vítimas não caiam neste golpe: nunca digite códigos. Se receber mensagem de um amigo pedindo depósito em dinheiro, ligue para confirmar, verifique se a conta é realmente da pessoa.

Na maioria das vezes, as vítimas se tornam alvos dos hackers por expor dados pessoais. Por isso, outra orientação é nunca se deve repassar informações como CPF e nome completo por telefone. 

No Estado do Mato Grosso do Sul, por exemplo, o golpe da clonagem do Whatsapp está em terceiro entre as ocorrências mais registradas. O golpe cresceu nas última semanas em todo o Brasil.

Medidas de segurança do aplicativo

Para melhorar a segurança, o WhatsApp implementou um alerta nas mensagens SMS de verificação de conta. A nova medida é bastante simples: quando o usuário faz login novo em um celular Android, ele recebe via SMS uma sequência de seis números para verificação. Agora, a mensagem traz o aviso “Nao compartilhe este codigo”. 

 

 



Últimas Notícias