JC Curtis/Fundacc

Artista plástico doa imagem de Santo Antonio à Igreja que será elevada a Santuário em Caraguá



Postado em: 22/05/2019


O artista plástico Carlo Cury doou nesta semana a imagem de Santo Antonio produzida em argila ao padre Beto, pároco da Igreja de Santo Antonio, que no próximo no dia 13 de junho será elevada a Santuário Diocesano de Santo Antonio de Caraguatatuba. O ato simbólico foi realizado durante a abertura da exposição ‘Testemunho de Religiosidade, Anjos, Santos e Cruzes’ que fica no saguão da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) de Caraguá, na avenida da praia, até o dia 20 de junho.

Na ocasião, a primeira dama de Caraguatatuba e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar, entregou a Carlo Cury e ao Padre Beto escapulários de parede  do Santo Padroeiro do Município como parte do Projeto Santo Antônio de Caraguatatuba. “Ele foi confeccionado pelas pessoas atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade da cidade e que será vendido na Festa do Padroeiro para arrecadar fundos aos Projetos Sociais geridos pela entidade”, explica.

O projeto iniciou em 2017 em uma parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Setur, Fundo Social e Igreja Santo Antônio, a fim de fomentar o turismo religioso no município por ocasião da Festa do Santo Padroeiro da Cidade. O prefeito Aguilar Junior reforçou essa ideia do fomento com a elevação da Paróquia a Santuário, aumentando a visita de fieis ao local, como está previsto em seu projeto de governo.

De acordo com o artista plástico, agora os visitantes da exposição poderão participar do bordado do manto de Santo Antonio amarrando linhas, fitas e pedrarias fazendo a sua intenção. “Ele vai cobrir a imagem que, posteriormente, sairá em peregrinação pelas paróquias da região até ser colocada no altar”.

Além do prefeito, da primeira dama, do padre, estiveram na abertura da exposição o secretário de Turismo, Cristian Bota, a presidente da Fundacc – Fundação Educacional e cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo, o vereador Tato Aguilar e contou com a apresentação do Água Viva Coral. Junto com o Santo Antonio, a mostra é composta por 16 imagens de cerâmica, vestidas por mantos bordados por diversos artistas convidados. A cerimônia contou com a benção do Padre Beto às imagens de São Bento, São Francisco, Santana, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida, Imaculada Conceição, Nossa Senhora Rosa de Lima, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora da Saúde e cruzes, como a de Jesus Cristo, que foram vestidas por bordadeiras, artistas plásticos de várias cidades e Estados a convite de Cury.

Serviço

Exposição Testemunho da Religiosidade, Anjos, Santos e Cruzes – de Carlo Cury

Data: 20 de maio a 20 de junho

Horário : Segunda a sábado, das 8h30 às 17h30 e domingos e feriados das 8h30 às 12h

Local: Saguão Secretaria Municipal de Turismo – Avenida Arthur da Costa Filho (Avenida da Praia), 25, no Centro



Últimas Notícias