Livro sobre a vida do Tenente Antônio Januário do Nascimento será lançado nesta sexta na Satélite



Postado em: 17/07/2019


O psicólogo Ubirajara Nascimento lança o livro “Caiçara Além Fronteiras”, que conta a história de seu pai, o tenente Antônio Januário do Nascimento, nesta sexta-feira (19), às 19 horas, na Livraria e Cafeteria Satélite, na Rua da Praia, em São Sebastião.

Antônio Januário era segundo tenente Reformado do Exército Brasileiro, herói reconhecido da FEB – Força Expedicionária Brasileira, na Segunda Guerra Mundial. Foi homenageado por grandes autoridades mundiais e brasileiras, como o Papa Pio XII, o Rei George VI da Inglaterra, o General Comandante do 5º Exército Americano Mark W. Clark e o Marechal Mascarenhas de Moraes, Comandante Geral do Exército Brasileiro, além de condecorado com as maiores medalhas de bravura.

Foi reformado do Exército Brasileiro, após uma nefrite torna-lo incapaz para a vida militar e aposentado como Conferente de Carga e Descarga do Porto de Santos. Era um caiçara com muito orgulho de sua terra e muito amor por suas origens. Antônio Januário do Nascimento dá o nome à avenida de acesso à balsa e também a um Grupo de Escoteiros do Mar, batizado com seu nome.

“É importante reforçar que este livro tem um segundo significado, o de manter a memória histórica de nosso local, de nossos antepassados, da formação do que hoje somos”, destacou Ubirajara.

Em sua opinião, o país vive um momento de questionamentos quanto à moral de seus governantes, dos rumos éticos da sociedade, dos valores que aparentemente estão se confundindo, alguns até se perdendo. “Há muitos exemplos de grandes homens, entre os quais incluo meu pai, nos permitem lembrar de tudo que precisa um país para ser uma grande nação, ou seja, exclusivamente de homens livres e de bons costumes”. 

O autor

Ubirajara do Nascimento, 60 anos, é o quarto filho do tenente Antônio Januário do Nascimento, com sua segunda esposa, Laudici Nobre do Nascimento.
Psicólogo graduado há 38 anos, pós-graduado em algumas especialidades, teve passagem por várias áreas da sua formação, em especial na Saúde Pública, como servidor da Prefeitura de São Sebastião desde 1986, e também em consultório particular, passando ainda por Recursos Humanos, Psicologia Forense e Administração em Saúde. 

Atuou à frente da Provedoria da Santa Casa Coração de Jesus, mantenedora do Hospital de Clínicas de São Sebastião, por três gestões e, ainda, presidiu a Associação Sebastianense de Promoção Social, mantenedora da “Creche São Sebastião”, por vários anos.

Autor do projeto inicial da APAE de São Sebastião e um de seus fundadores. Atuou na implantação de Classes de Educação Especial do município.          

Ubirajara afirmou que teve por seu pai, o “Antoninho Sargento”(como ficou mais lembrado), “verdadeira admiração, que me fez espelhar em muitos de seus traços de caráter, em especial na busca constante da justiça social, da seriedade no trato com as coisas públicas e com as pessoas”.

Serviço: 
Lançamento do livro “Caiçara Além Fronteiras”!
Livraria Satélite - Avenida Dr. Altino Arantes, 220 (Rua da Praia), no Centro de São Sebastião
Sexta-feira (19/07), às 19h



Últimas Notícias