Projeto Tamar Ubatuba promove IX Mês da Cultura Popular



Postado em: 30/07/2019


No mês de agosto, o Projeto Tamar Ubatuba oferece aos visitantes uma programação especial voltada para a valorização da cultura popular brasileira, com ênfase na cultura caiçara. Desde a edição de 2018, o Mês da Cultura Popular homenageia um grande representante da cultura popular caiçara.

O primeiro homenageado foi “Seu” Dito Fernandes (in memorian), e em 2019 será a vez do “Seu” Jorge Barbosa dos Santos, conhecido pelos amigos como “Cachaca”. Aprendeu a tocar viola com seu pai e sua mãe aos dez anos de idade, participou do Fandango Caiçara de Ubatuba e há 40 anos leva consigo o conhecimento sobre a Folia do Divino Espírito Santo.

O IX Mês da Cultura Popular tem início no sábado (3/8), a partir das 19h, com a exibição do documentário “Canoa, minha canoa” de Felipe Scapino e a abertura da exposição fotográfica “Amigo pescador, Corridas de Canoas”. Em seguida, às 20h, acontece a apresentação musical do cantor caiçara Luís Perequê com participação especial da cantora, instrumentista e compositora Nádia Campos, que traz repertório com cantigas populares e releituras que abordam as relações humanas com a natureza.

Diariamente, das 10hs às 18hs, o Tamar realizará na sala de vídeo do Centro de Visitantes a sessão de curtas sobre a cultura popular, como a série “Juro que Ví - Folclore Brasileiro”, que apresentam o Saci, a Iara, o Matinta Pereira, o Curupira e o Boto cor de rosa em desenhos animados. No dia 9 de agosto, às 15h, haverá oficina de rabeca com o folclorista, rabequeiro e historiador caiçara Mario Gato;

No dia 10 de agosto, às 17h, roda de causos e lendas caiçaras, e às 19h, apresentação musical de Fandango. Já no dia 17, às 17h, contação de histórias com Paula Tura e venda de livros, e às 20h, apresentação musical do Grupo Concertada que traz belas canções populares em seu repertório.

Encerrando o Mês da Cultura Popular, no dia 24 de agosto, às 18hs, acontecerá o re-lançamento do livro, “Genocídios dos Caiçaras” e um bate-papo com a autora Priscila Siqueira. A partir das 20h, a apresentação cultural da Dança das fitas do Itaguá, e às 20h30, apresentação cultural da Congada de São Benedito do Puruba.

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Fundação Pró-Tamar executa a maior parte das ações descritas no PAN - Plano de Ação Nacional para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. A Petrobras é a patrocinadora oficial do TAMAR, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal.

Visite - www.tamar.org.br

Durante o mês de agosto, o Centro de Visitantes estará aberto todos os dias (exceto quartas-feiras), das 10 às 18 horas. Sextas, sábados e feriados nacionais, das 10 às 20h.

Entradas: 

Adultos - R$ 21,00

Crianças acima de 1,20m, Professores, Estudantes (com documento comprobatório) R$10,50;

Crianças abaixo de 1,20m e adultos maiores de 60 anos - não pagam;

Moradores de Ubatuba (cadastrados ou portando algum comprovante: título de eleitor, RG, carteira de escola ou trabalho) – não pagam.

Endereço: Rua Antonio Athanásio da Silva, 273 – Itaguá - Ubatuba/SP

Telefone: (12) 3832-6202 e 3832-7014

Email: tamaruba@tamar.org.br



Últimas Notícias