Divulgação

Tamar de Ubatuba participa de exposição Museus e Memórias Indígenas



Postado em: 22/09/2015


O Projeto Tamar de Ubatuba participa da 9ª Edição da Primavera dos Museus, realizada entre os dias 21 a 27 de setembro. Este ano, o evento aborda o tema “Museus e Memórias Indígenas”. Como acontece todos os anos, o Museu a Céu aberto da Tartaruga Marinha integra a programação do Instituto Nacional de Museus (IBRAM) com exposições e atividades especiais.

Quando o Tamar iniciou os trabalhos de levantamento da costa brasileira para identificar a presença das tartarugas marinhas, conheceu a cultura, os costumes e a forma de se relacionar com a natureza dessas famílias que ali viviam. Em algumas localidades como Regência, no Litoral Norte do Espírito Santo, viu-se que não só as comunidades litorâneas, como também os indígenas, tinham a tartaruga como fonte de alimento e matéria-prima para confecção de objetos. Trabalhando então com essas comunidades, o Projeto Tamar buscou alternativas que diminuíssem o impacto sobre as tartarugas, principalmente, com o artesanato com temas marinhos, tornando assim, fonte de renda para essas famílias e mostrando que a tartaruga marinha vale muito mais viva do que morta.

Este ano, o Centro de Visitantes do Projeto Tamar de Ubatuba conta com uma exposição fotográfica com o tema “Povos Indígenas do Brasil”, todos os dias, das 10h às 18h. Durante esta semana será apresentado das 15h às 16h um vídeo curta metragem sobre a dança dos Índios Guarani. E no dia 26 de Setembro de 2015, às 16:30, será realizada palestra com a Pesquisadora Ceci-Maria Aparecida Honório, intitulada “Povos Indígenas do Brasil – Memória e Identidade”. O Projeto Tamar tem o patrocínio oficial da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais. Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.

 

 

 



Últimas Notícias