Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela avança na recuperação do jundu



Postado em: 30/08/2019


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, trabalha para promover a recuperação do jundu em diversos pontos da cidade. O principal objetivo é a reconstituição da vegetação de restinga e a contenção do avanço de maré. Áreas foram protegidas e a regeneração natural aconteceu. Algumas localidades, como os bairros Perequê, Barra Velha e Barreiros já sentem os efeitos da reabilitação do jundu.

A Secretaria de Meio Ambiente explica que o jundu é uma vegetação típica de áreas de restinga, uma espécie rasteira, encontrada em ambientes costeiros. Mesmo sendo uma vegetação “frágil”, o jundu é uma importante barreira física conta o avanço de marés e consequentemente, evita erosões provocadas por ressacas. Ademais, é um importante alimento para insetos, avifauna e herpetofauna (conjunto de répteis e anfíbios de uma determinada região).

“O município de Ilhabela tem uma quantidade considerável de edificações em faixa de Marinha, por essa e outras razões, a vegetação de jundu encontrava-se escassa. Além disso, essas residências e comércios sofrem regularmente com o avanço da maré, que atinge a avenida principal, casas, comércios, etc. A regeneração da mata jundu é extremamente importante por vários aspectos”, afirma Mariana Ferraz, do Meio Ambiente.



Últimas Notícias