Divulgação/PMC

Alunos e comunidade promovem plantio de 340 mudas de Mata Atlântica em Caraguá



Postado em: 00/00/0000


O Dia da Árvore e a chegada da Primavera foram as datas escolhidas nesta semana para sensibilizar o Litoral Norte de São Paulo sobre a importância de manter e recuperar as matas ciliares das nascentes da Bacia do Rio Juqueriquerê. Na última segunda-feira (21), um mutirão educativo no Rio Claro, em Caraguá, reuniu cerca de 60 pessoas, que realizaram o plantio de 340 mudas de Mata Atlântica.

Estiveram presentes também na ação, os alunos da Emef Prof. Euclydes Ferreira (Perequê-Mirim). O Projeto Tecendo as Águas, do Instituto Supereco, mapeou as áreas prioritárias, com foco em proteção das águas, da fauna e da flora da região, e já vem realizando intervenções de recuperação ambiental em sistema de revitalização de corredores de biodiversidade.

O secretário de Meio Ambiente, Auracy Mansano Filho, que esteve presente na ação, falou que os alunos devem perceber a relação existente entre a falta das florestas e das árvores com as mudanças climáticas, como o calor intenso fora de época e a escassez de água para a população, o que acaba prejudicando os próprios seres humanos.

Além de plantar as árvores, os alunos participaram da atividade de educação ambiental "Mosaico da Sustentabilidade". Com a dinâmica, os participantes puderam entender a importância da Bacia do Rio Juqueriquerê no seu cotidiano, os impactos que sofre pela degradação e as soluções para o planejamento sustentável da sua paisagem, como o plantio das matas ciliares no Rio Claro.

Esta ação foi realizada pela Prefeitura de Caraguá, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Educação, em parceria com o Instituto Supereco e a empresa Praiamar Transportes.



Últimas Notícias