PMSS

Cidades da região recebem lotes da "Pentavalente" e já oferecem vacina nos postos



Postado em: 16/01/2019


As cidades do Litoral Norte receberam nesta semana os lotes da vacina "Pentavalente" e já oferecem a dose nos postos de saúde. A situação foi normalizada na quarta-feira (15/1).

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria de Saúde, informa que a vacina pentavalente está disponível em todas as unidades básicas de saúde. A cidade recebeu 2 mil doses da vacina, encaminhadas pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, por meio do Ministério da Saúde, órgão responsável pela aquisição e distribuição de vacinas em todo o país.

A última remessa de 500 doses da pentavalente, que garante a proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza, tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta, havia sido recebida em novembro do ano passado, levando ao desabastecimento de alguns postos. A cidade também recebeu 400 doses da vacina tríplice bacteriana, também chamada de DTP. A partir da chegada dessa remessa, a Prefeitura concentra os esforços para fazer a distribuição para as unidades de saúde, a fim de atender com a maior brevidade a demanda de imunização.  

Caraguatatuba recebeu uma remessa de três mil doses da vacina pentavalente na terça-feira (14/01), repassadas pelo Governo do Estado. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram reabastecidas e passam a vacinar crianças de dois, quatro e seis meses a partir desta quinta-feira (16). A Secretaria de Saúde informa que todas as crianças que estiverem com a vacina em atraso deverão comparecer à UBS de referência para colocá-la em dia.

O atraso e falta da vacina ocorreu por problemas na compra por parte do Governo Federal, que obtem a vacina via Fundo Estratégico da Organização Pan- Americana da Saúde (OPAS), uma vez que não existe laboratório produtor no país. Desde 2012, o Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, oferta a vacina na rotina do Calendário Nacional de Vacinação.



Últimas Notícias