Divulgação

CBH-LN realiza live sobre o uso da água e lança EAD em Educação Ambiental



Postado em: 06/07/2020


O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) e o FunBEA - Fundo Brasileiro de Educação Ambiental, responsável pelo Programa de Comunicação Social do comitê, realizam nesta quarta-feira (08), às 10h uma live com o tema "Água como um Bem Comum - O que estamos fazendo"? 

A transmissão será pelas redes sociais das instituições: Facebook.com/@cbhln e Youtube FunBEA.

O encontro visa divulgar as ações do comitê e levantar questões quanto à gestão dos recursos hídricos com abordagens nas perspectivas federal, estadual e municipal e fazer o lançamento da Formação EAD ‘Cuidadores das Águas: Educação Ambiental e Gestão dos Recursos Hídricos no Litoral Norte de São Paulo’. A formação é uma realização do comitê por meio do FunBEA, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).  

Estão confirmadas as participações de Luis Mello, representando a Agência Nacional das Águas (ANA); Renata Maranhão cancelou sua presença por motivos de saúde. Iara Jacomini representará a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e Denise Formaggia, pelo CBH-LN.  A mediação será de Pedro Rego, vice-presidente e coordenador da CT-EA (Câmara Técnica de Educação Ambiental) do comitê. O encontro virtual conta também com a participação de Semíramis Biasoli, secretária geral do FunBEA, que fará o lançamento da Formação EAD Educação Ambiental e Gestão dos Recursos Hídricos.

“Esse encontro é de extrema importância para empoderar a sociedade para que conheçam as questões hídricas da região e o CBHLN é o espaço onde juntos, poderes estadual e municipal e a sociedade organizada, fazemos a gestão das águas no litoral norte”, aponta Pedro Rego, vice-presidente do CBH-LN. 

Dentro ainda dessa valorização do comitê enquanto lugar de discussão e gestão das águas na região, Formaggia apresentará uma linha do tempo sobre as realizações em mais de duas décadas do CBH. “Temos grandes problemas na área de saneamento que afetam a qualidade de vida no litoral norte, e dentro desse foco temos muitas conquistas como os planos de bacias, fóruns de educação ambiental regional, acompanhamento dos grandes empreendimentos impactantes da região”.

Na visão de Giacomini, é bem complexa a gestão das águas. “É elemento vital, renovável e fugidivo, também possui características de bem público, privado e de uso comum”, aponta. 

Luis Mello trará informações as ações de educação e capacitação que a ANA desenvolve. “´Procuramos propiciar a participação dos diversos setores da sociedade na gestão da água, vamos falar desse processo desde 2003, dos impactos que já observamos na gestão e dos desafios que temos hoje”.

Sobre a Formação EAD ‘Cuidadores das Águas’

A formação é gratuita, com 40 horas EAD e 20 horas de tempo comunidade. O curso tem início em 13 de agosto e as inscrições estão abertas a partir de 8 de julho. Serão disponibilizadas 90 vagas. O objetivo é ampliar o conhecimento da missão e ações, fomentando a participação da sociedade junto ao comitê, por meio da comunicação social e educação ambiental. O público alvo são os membros e participantes das câmaras técnicas do CBH-LN, gestores das prefeituras e órgãos públicos, educadores da rede de ensino, lideranças locais, representantes de instituições, associações e movimentos socioambientais do litoral norte.



Últimas Notícias