PMSS

Capela Bom Jesus na orla da Enseada é restaurada e vai integrar rede de museus



Postado em: 21/07/2020


Após muitos anos de abandono, a antiga Capela do Senhor Bom Jesus, na orla da praia da Enseada, na Costa Norte de São Sebastião, foi totalmente restaurada e vai abrigar um museu que contará a história da cultura local. O restauro foi realizado numa parceria da Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Patrimônio da Secretaria de Urbanismo, Secretaria de Serviços Públicos e Secretaria de Obras, com a Fundação Cultural Deodato Sant'anna. 

O Radar Litoral conversou com o diretor cultural da Fundass, Adbailson Cuba, sobre o restauro e a reabertura do espaço para a comunidade. Conforme explicou, o local receberá uma exposição formada por painéis de fotografias e textos coletados a partir de depoimentos de moradores da Costa Norte, em especial da Enseada. Um dos temas abordados é a vida da comunidade pesqueira. 

A exposição é permanente, dentro do Projeto "Museu do Bairro", agora contando a história da região norte da cidade. Isto já aconteceu no Bairro de São Francisco, por exemplo. "Em 2018 montamos uma Rede de Museus, composta por capelas históricas que estão sendo revitalizadas, tornando-se um lugar de memória. 

A área externa da antiga capela foi urbanizado para receber futuramente apresentações culturais aos finais de semana e venda de artesanato no período de temporada.

O museu pretende salvaguardar e difundir a história e cultura do bairro da Enseada e da região a partir dos seguintes temas: o bairro, sua história, mitos e lendas, a religiosidade, sítios arqueológicos, vida pesqueira, cultura caiçara, famílias, entre outros. Construída em meados do século XX por esforço e vontade da comunidade caiçara, a “igrejinha”, como é carinhosamente chamada pelos moradores, é um símbolo da cultura caiçara mais tradicional e segue a estética jesuítica das primeiras capelas construídas no Brasil Colonial, marcando assim a ligação que o povo caiçara possuía com a cultura dos anos de colonização portuguesa, mesmo construída tantos anos depois.

A Capela Bom Jesus, assim como outras 12 capelas situadas no município, é protegida pela Lei Municipal nº 943/1994 e está situada na Rodovia Dr. Manoel Hippolito do Rego, 5298, na Praia da Enseada.

 



Últimas Notícias