Programação on-line do Circo Navegador apresenta "Fandango Ciranda Caiçara" neste sábado



Postado em: 29/07/2020


A programação on-line do Circo Navegador apresenta neste sábado (1/8), às 20h, o  "Fandango Ciranda Caiçara". As transmissões são realizadas ao vivo pelo YouTube e Facebook. A programação conta com o apoio do PROAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Será uma entrevista show com o “Ciranda Caiçara”, que é um grupo artístico dedicado à disseminação da cultura caiçara. São tocadores e cantadores de diferentes idades dispostos a dar continuidade ao legado cultural transmitido por várias gerações.

O grupo interpreta cantigas da tradição musical caiçara de diferentes cidades do litoral paulista, fluminense e paranaense. Viola de 10 cordas, viola machete, rabeca, pandeiro e caixa são os instrumentos utilizados para ampliar a sonoridade do espetáculo e transmitir a riqueza artística da cultura caiçara, garantindo o ritmo de danças como a Ciranda, Caranguejo, Xiba e Cana Verde.

O repertório musical tem por temática privilegiada o vínculo da população caiçara com o mar, as temporalidades distintas e a fluidez dos ritmos de vida tradicional, os encantos das relações afetivas, os momentos de encontro e despedida, as festas e manifestações culturais/religiosas típicas, os bailes e a beleza própria à natureza exuberante do litoral.

A cultura no Litoral Norte

A cultura não vai parar, estamos fervendo nos meios digitais, já que não podemos ter atividades presenciais. Devido a prevenção do contágio por COVID-19, a programação do Espaço Cultural Circo Navegador está sendo realizada com transmissões ao vivo de entrevista show com artistas. Essa iniciativa tem funcionado muito bem, garantindo renda para os artistas e atividades culturais da melhor qualidade ao público. As artes “reduzem” a distância, nos fazem refletir sobre a vida e aliviam as angústias e inseguranças geradas pela pandemia.

Campanha de financiamento coletivo

O setor artístico e cultural foi o primeiro a interromper e provavelmente será um dos últimos a retornar totalmente suas atividades. Se você não vive sem arte e cultura como nós, ajude a manter o Espaço Cultural Circo Navegador fazendo contribuições entre R$ 10,00 e R$100,00 na campanha de financiamento coletivo https://apoia.se/circonavegador. Os apoiadores recebem recompensas exclusivas on-line ou ingressos para as atividades presenciais quando retornarmos.

Serviço

01/08 às 20h - Fandango Ciranda Caiçara

Local: On-line, no canal Circo Navegador no Youtube e na página Circo Navegador no Facebook

Se você está gostando desse conteúdo inscreva-se no canal

www.YouTube.com/CircoNavegador 



Últimas Notícias