Divulgação

Campeonato Paulista de Vela de Oceano terá Lars e Torben Grael em Ubatuba



Postado em: 02/09/2020


O Ubatuba Sailing Festival, Campeonato Paulista de Vela de Oceano, ocorre de sábado a segunda-feira (05 a 07/09). Este é o segundo evento do calendário da Vela de Oceano da ABVO (Associação Brasileira de Vela de Oceano) após a quarentena, que deverá contar com as presenças dos irmãos Lars e Torben Grael.

A competição, que vem se tornando uma das principais do calendário nacional, é sediada pelo Ubatuba Iate Clube e será o Campeonato Paulista de Vela de Oceano nas categorias IRC e BRA-RGS com uma regata longa de percurso de 30 milhas no primeiro dia e nos demais regatas barla-sota.

Esta edição terá as presenças dos medalhistas olímpicos Torben Grael, bicampeão Olímpico na classe Star em 1996 Atlanta, nos EUA, e 2004 em Atenas, na Grécia, e Lars Grael, duas vezes Bronze em 1988 em Seul, na Coreia do Sul, e 1996, ambos pela classe Tornado.

"Estamos muito felizes com a participação do Lars e do Torben Grael, eles têm participado regularmente desse nosso campeonato. O Lars deve estrear seu novo veleiro um IMX 40 Avohai na categoria. Já o Torben deve vir com seu magnífico Columbia 50", declarou Alex Calabria, organizador do evento.

Por conta da pandemia do Covid-19, o evento está se programando para tomar todas as medidas necessárias de distanciamento: "O UIC está se preparando para receber os competidores da Ubatuba Sailing Festival em tempos de Pandemia.

Com o apoio da Secretaria de Esportes e da Vigilância Sanitária de Ubatuba, o campeonato terá todos os protocolos e recomendações sanitárias. O clube disponibilizará, em espaços estratégicos, totens com álcool gel para todos os competidores usarem sempre que passarem por ele. A Secretaría da competição, será montada numa área ao ar livre próximo à piscina. Lá apenas os comandantes irão retirar as bolsas da tripulação com o kit velejador. 

"Devido à pandemia, para evitar aglomerações as cerimônias de premiação serão exclusivas dos comandantes de cada embarcação que também não poderão levar acompanhantes. Estas cerimônias serão transmitidas ao vivo pelo Youtube no canal exclusivo do Ubatuba Iate Clube", seguiu Alex.

Outra novidade é mais um teste do sistema de rastreamento montado pelo comandante Bayard Filho, do Inaê 40 em parceria com a ABVO para monitoramento dos veleiros ao longo das regatas através do aplicativo RaceQS:  -"Todas as embarcações serão convidadas a utilizarem um dispositivo de rastreamento pelos seus celulares. Trata-se de um aplicativo chamado RaceQs que registra dados de navegação com seu telefone e cria um replay 3D de sua regata online.

Alguns dos barcos já confirmados são o  Avohai IMX 40 de Lars Grael, de Niterói (RJ), King (ex-Khrisna Pajero), Xamã (ex-Angela Star), do Rio de Janeiro (RJ). Ainda do estado do Rio, de Niterói, virá o Mahalo. O evento já tem barcos confirmados também de Angra dos Reis (RJ) e Ilhabela (SP). Até o momento 19 barcos já estão inscritos com expectativa de 30 até 40 veleiros na raia.

Homenagem a Torben Grael e aos 15 anos da saga do Brasil 1

Nesta 11º edição do USF o Brasil 1 será o barco homenageado com o troféu . Há 15 anos o veleiro levava o nome do país na Volvo Ocean Race na aventura pelo mundo

"O Brasil 1, veleiro já icônico, projeto do Bruce Farr será o homenageado desta edição, com uma cuidadosa reprodução em escala que será o troféu dos vencedores com dedicatória", seguiu Alex. 

Além dessa homenagem, no segundo dia na premiação dos vencedores do primeiro dia de regatas, Torben Grael será homenageado por tudo o que realizou para a vela brasileira em sua carreira.

A 11ª edição do Ubatuba Sailing Festival tem apoios da North Sails, Balaio de Ideias, Tintas International, Farol das Tintas, Postos Flutuantes Imola e Monaco, Farma Conde, VBros, Renew Boats, Telesmar, Secretaria de Esportes de Ubatuba, BRA-RGS, ABVO, e FEVESP.



Últimas Notícias