Estado vai contratar 112 guarda-vidas temporários para o verão: inscrições de 1 a 31 de outubro



Postado em: 29/09/2020


O Governo do Estado de São Paulo publicou no Diário Oficial do último dia 26 de setembro o edital de abertura de processo seletivo para contratação de guarda-vidas temporários (GVTs). Para o Litoral Norte serão 112 GVTs, divididos entre as cidades de Ubatuba (50), São Sebastião (30), Caraguatatuba (20) e Ilhabela (12).

As inscrições vão de 1 a 31 de outubro pelo site www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br ou ainda nas sedes do Grupamento de Bombeiros Marítimos na região. Para os interessados nas vagas em São Sebastião e Ilhabela, as inscrições podem ser feitas presencialmente na Avenida Francisco Loup, 631, na praia de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião. Em Caraguatatuba, na Avenida José Herculano, 7.495, no Porto Novo (atrás da sub-prefeitura), e em Ubatuba, na rua Guanabara, 19, no Perequê-Açu.

As provas de aptidão física do seletivo estadual serão realizadas no dia 3 de novembro, no Cemug em Caraguá; em Maresias, para São Sebastião e Ilhabela; e no Centro Esportivo para os candidatos de Ubatuba.

O candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado; ter idade igual ou superior a 18 anos; estar em dia com obrigações militares, se do sexo masculino; ter concluído o ensino fundamental; apresentar atestado médico e não ter antecedentes criminais.  O guarda-vidas temporário terá a remuneração de R$ 1.290,66.

Reforço dos municípios

Em entrevista ao Jornal da Morada (95,5), na manhã desta terça-feira, a comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) de São Sebastião e Caraguatatuba, tenente Érica Ramalho, falou sobre as contratações de guarda-vidas temporários municipais. Em Ubatuba, as inscrições já foram encerradas e o curso preparatório começa nesta quinta (1/10). São 40 guarda-vidas temporários contratados pela prefeitura.

Em Caraguatatuba, as inscrições vão até 15 de outubro. Jovens com 17 anos podem se inscrever, desde que até o dia 1 de dezembro (quando a contratação será efetivada) estejam com 18 anos. Em Caraguá são 24 vagas, com salário de R$ 1.514,10, vale-refeição e vale-transporte.

A seletiva municipal será no dia 21 de outubro, com prova de corrida (1,3km na areia) e 200 metros de natação com tempo limite de seis minutos, na praia da Martim de Sá. As inscrições no posto de guarda-vidas na Martim de Sá ou na sede do Porto Novo, atrás da sub-prefeitura.

Segundo a comandante, São Sebastião e Ilhabela seguem sem previsão de contratação de guarda-vidas temporários pelas prefeituras. “Infelizmente são as duas únicas cidades do Litoral Norte que a gente ainda não tem previsão. Por causa da questão da pandemia, redefinição de recursos orçamentários e contratações, as prefeituras ainda não deram retorno pra gente, se vão contratar ou não. Ainda não temos nada previsto para São Sebastião e Ilhabela”, salientou a tenente Érica Ramalho.

O município de São Sebastião, por exemplo, tem 24 guarda-vidas efetivos do GBMar, divididos em duas prontidões, e terá ainda os 30 temporários do Estado. Tradicionalmente, este número é somado aos GVTs contratados pelo município.  “A gente sempre conta tanto com a contratação do Estado quanto das prefeituras para suprir todo o Litoral Norte”, concluiu a comandante.



Últimas Notícias