Ubatuba encerra atividades de "Hospital de Campanha" montado para atender pacientes com Covid-19



Postado em: 29/09/2020


Ubatuba encerra nesta terça-feira (29/9) as atividades do "Hospital de Campanha", montado para atender pacientes com a Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou um balanço sobre as atividades do local, que recebeu um total de 46 internados.

Durante todo o tempo, o hospital foi administrado pelo Instituto de Apoio a Políticas Públicas (IAPP), responsável pela adaptação do espaço e por sua gestão, incluindo equipamentos, insumos e contratação de profissionais, por meio do processo administrativo 5175/2020 e contrato 33/2020.  A documentação específica pode ser encontrada no Portal da Transparência: https://transparencia.ubatuba.sp.gov.br/licitacao/modalidades.php .

São 30 dias para montagem e desmontagem da estrutura e 90 dias de permanência em atividade. O funcionamento teve início em julho deste ano. 

Internação

A diretora de supervisão de Saúde Especializada da Prefeitura, Olívia Samersla, explicou que o modelo de internação adotado no local foi o de corte geográfica, preconizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), que implica que, para ser encaminhado ao Hospital de Campanha não era obrigatório testar positivo para a Covid-19 – se a pessoa apresentasse algum tipo de sintoma ou sinais clínicos, o paciente era encaminhado ao local para realizar todos os exames necessários até a confirmação ou não do diagnóstico.

A média de tempo de internação foi de sete a dez dias. Do total de 46 internações, três evoluíram mal, foram transferidos e faleceram alguns dias depois; nove negativaram após os exames e 37 foram recuperados. "Nesses três meses de funcionamento, a capacidade de internação se manteve de 30% a 40%. Avaliamos positivamente, porque indica que todas as ações que a municipalidade adotou, referente a distanciamento social e medidas de contenção da propagação do vírus foram eficientes. O fechamento do comercio e isolamento social foram fundamentais para que conseguíssemos manter a situação sanitária sob controle", comemorou a diretora. "O que justificou a montagem do Hospital foi um estudo do instituto Adolpho Lutz, elaborado especificamente para Ubatuba, contanto com a taxa de isolamento social de 62%. Se nenhuma medida sanitária tivesse adotada na época, teríamos alcançado as taxas previstas pelo estudo, que eram de 1500 gravemente contaminados e cerca de 315 óbitos", destacou a diretora.

Encerramento

Apesar do encerramento das atividades do Hospital, Olívia comentou que alguns equipamentos ficarão para o uso da municipalidade, como ventiladores, mobiliários hospitalares e medicações. "Todas as coisas que irão ficar estão sendo catalogadas e serão direcionadas para os equipamentos de Saúde. Vamos conseguir assistir a Santa Casa – inclusive com medicações; atenção básica e pronto-atendimentos", garantiu.

 



Últimas Notícias