Divulgação/Instituto Argonauta

Filhote de jubarte morto é encontrado na Praia do Jabaquara em Ilhabela



Postado em: 29/09/2020


A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha foi acionada nessa segunda-feira (28) para atender uma ocorrência envolvendo um filhote de Jubarte (Megaptera novaeangliae) na Praia do Jabaquara em Ilhabela, litoral . O filhote estava morto, e a equipe foi acionada durante o monitoramento embarcado que ocorre na região.
.

Para realização de uma melhor avaliação da causa da morte, o animal foi transportado para a Praia da Armação, também situada na Ilha, mas de mais fácil acesso, para que a equipe de veterinários pudesse realizar a necropsia. Nesta terça-feira (29), a equipe PMP-BS Argonauta logo cedo foi realizar o procedimento e trabalha nas primeiras análises do material que foi coletado. O filhote foi enterrado na praia com o apoio da Prefeitura de Ilhabela ainda nesta manhã.

O presidente do Instituto Argonauta, o oceanógrafo Hugo Gallo Neto disse que "ele foi encontrado emaranhado em uma rede de cerco, mas na necropsia não foi possível identificar a presença de água no pulmão, então não se pode afirmar que ele tenha morrido pela rede de pesca. Infelizmente a pesca incidental acaba afetando os cetáceos em todo o mundo".

A pesca incidental é quando o animal que é pego na arte de pesca não é objeto da pescaria, mas, cabe ressaltar que, o sistema chamado cerco de pesca é um método artesanal de pescaria que seleciona o pescado, mas que baleias desorientadas, ou mesmo carcaças à deriva podem acabar se prendendo em sua rede.

. Ainda na segunda-feira, a equipe PMP-BS do Instituto Argonauta recebeu outro acionamento envolvendo uma baleia morta, em estado mais avançado de decomposição, boiando na altura da Praia da Almada, situada em Ubatuba/SP.

.Com o estágio avançado de decomposição não foi possível ainda identificar qual a sua espécie. O animal foi apoitado na Praia do Prumirim, para que a equipe pudesse realizar uma avaliação mais detalhada na manhã desta terça.



Últimas Notícias