Secretário Estadual de Turismo quer atrair grandes redes de hotéis e resorts para colocar Litoral Norte na rota internacional



Postado em: 01/10/2020


O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinícius Lumertz, em entrevista na manhã desta quinta-feira (1/10) ao Jornal da Morada (Rádio Morada 95,5), falou sobre as ações que visam atrair grandes redes de hotéis e resorts ao Litoral Norte e assim colocar a região na rota do turismo internacional, bem como estimular a geração de empregos. “Pelas belezas da região temos a possibilidade de termos o turismo internacional. Trouxemos jornalistas do Canadá, da Alemanha, que se encantaram com a ideia de parar em São Paulo e passar dias no Litoral Norte. É como você pudesse parar em Nova Iorque e ir ao Havaí no mesmo dia, em duas horas, três horas. Isso só São Paulo e o Litoral Norte podem oferecer”.

Segundo Lumertz, a perspectiva é muito grande. “Desde o ano passado vínhamos trabalhando numa campanha North Shore (Litoral Norte) que seria lançada em Lisboa (Portugal) e em Berlim (Alemanha). Não aconteceu devido a pandemia, mas estava tudo programado. Vamos lançar o produto Litoral Norte no mundo inteiro”, destacou. “Não existe lugar no mundo com esta proximidade do litoral com a capital, precisamos entender que isso pode ser potencializado”, enfatizou Vinícius Lumertz.

O secretário falou sobre o impacto da pandemia no setor. “O ano não foi bom para o turismo no mundo inteiro, o pior da história. Perdemos empregos, negócios, empresas aéreas com grandes dificuldades. Haverá uma reorganização do setor. Ficou claro quando param as viagens o que isso gera. Em São Paulo, vínhamos com crescimento de 5,3%, com geração de 50 mil empregos, ligações com aeroportos do interior.  Diminuímos de 46 milhões de viagens para 30 milhões, vamos perder perto de cerca de 17 milhões de viagens. São 17 bilhões no faturamento direto. Um baque grande e vai se recuperar na medida que, com os protocolos, Plano de São Paulo, abertura de restaurantes agora também a noite, abertura dos parques temáticos, dos shoppings, e assim sucessivamente”.

Ainda na entrevista, Lumertz falou sobre a perspectiva de crescimento do turismo interno. “Já está acontecendo. Conversei bastante com o prefeito Felipe Augusto durante toda esta crise, tem projetos importantes que nós apoiamos desde meu período como ministro, já apoiávamos com o homeport, a marina, projetos maravilhosos de estruturação. Vemos a volta do turismo regional e isso é o caminho. Uma poupança de R$ 13 bilhões que serão gastos no turismo interno. As pessoas vão querer viajar no interior”.

Segundo o secretário, o Estado prepara um sistema digital para mostrar a variedade regional, “mas não dá para acelerar demais em função da pandemia”. Vinícius Lumertz acredita na vacinação em massa em março. “Não podemos retroceder nas fases do Plano São Paulo. É importante que aconteça sem que haja retrocesso, como temos visto na Europa”. De acordo com o secretário estadual de Turismo, foram investidos R$ 160 milhões em infraestrutura via DadeTur no Litoral Norte.



Últimas Notícias