Defesa Civil do LN participa de oficina preparatória para a Operação Chuvas de Verão



Postado em: 21/11/2021


Equipes de Defesa Civil do Litoral Norte participaram, na última sexta-feira (19/11), da Oficina Preparatória para a Operação Chuvas de Verão (Opov) 2021/2022, promovido pela Defesa Civil Estadual (Cepdc) em Ubatuba. Esse treinamento, que conta com a participação de equipes municipais das cidades do Litoral Norte e do Vale do Paraíba, visa reciclar o conhecimento empregado nas atividades de prevenção de riscos e de desastres, e atualizar quanto a novas ferramentas que podem ampliar a atuação da força de salvamento durante o período de chuvas.

O conteúdo multidisciplinar contou com palestras ministradas pela Cepdc, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e Climatempo (Somar Meteorologia). A preparação também contou com uma parte teórica, realizada por ensino a distância (EaD).

Na modalidade presencial ficaram as aulas práticas de vistoria de campo: são realizados exercícios práticos relacionados à utilização dos materiais recebidos na Ação de Aparelhamento, vistoria de campo com técnicos do IPT e do IPA, operação e cuidados com a uso do motosserra, a utilização correta do bote inflável, técnicas de radioamadorismo – este realizado tanto no teórico e quanto no prático. “A oficina vai ajudar nossos agentes de salvamento a reconhecer com mais agilidade outros pontos críticos do município, além daqueles já diagnosticados. Precisamos sempre estar atualizados quando se trata de atendimento às emergências, para melhorar o tempo de resposta em situações de resgate”, explica Ricardo Cardoso dos Santos, coordenador da Defesa Civil de São Sebastião.



Últimas Notícias