Samu completa 11 anos de atuação no Litoral Norte com mais de 150 mil ocorrências atendidas



Postado em: 23/11/2021


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completa 11 anos de atuação no Litoral Norte com mais de 150 mil ocorrências atendidas. A Central de Regulação, responsável por atender os chamados pelo 192 tem sede em São Sebastião e é responsável por destinar as equipes para os atendimentos. 

Fundado em 22 de novembro de 2010, o Samu atender os quatro municípios da região (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela). A Central de Regulação – composta por telefonistas auxiliares de regulação médica, rádio operador e médico regulador – tem função estratégica por tomar decisões assertivas e rápidas.

Fica a cargo do médico regulador o gerenciamento dos casos, realizando o encaminhamento de ambulâncias e recursos para o atendimento da população, e pela definição do fluxo de atuação do serviço de urgência e emergência. “O Samu é um termômetro na rede de urgência, visto que está na linha de frente, em contato direto com a demanda da população, e responsável em direcionar em tempo real os recursos disponíveis para situações críticas”, complementa Mara Abreu, coodernadora do Samu.  

Conta com 112 profissionais, que atuam em áreas de regulação das ocorrências, administrativo e operacional. Em São Sebastião, a prefeitura reestruturou o serviço com novas instalações para a Central de Regulação, troca de 100% da frota, aquisição de novos uniformes e equipamentos.

Entre os tipos de atendimento, destacam-se: casos de trauma, atendimentos clínicos, casos de paradas cardiorrespiratórias revertidas, partos de urgência dentro das ambulâncias, pacientes com dor ou suspeita de infarto.



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