Alerta da Defesa Civil prevê 175 mm de chuva até sábado no Litoral Norte



Postado em: 04/01/2022


A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta de instabilidade que deve provocar chuvas intensas para a região do Litoral Norte de quarta-feira (5) até sábado (8). Há previsão para acumulados de 175 mm nesse período para a região.

O alerta aponta a importância de se ter atenção especial para as áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Com isso, aumenta a preocupação da Defesa Civil com a possibilidade de deslizamento de terra nas áreas consideradas de risco.

O coordenador municipal da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, fortifica a necessidade de “cautelas frente à possibilidade da ocorrência de pancadas de chuva, cuidados com os alagamentos e, principalmente, os cuidados nas áreas de risco de escorregamento”.

A orientação é que em caso de movimentação de solo o morador saia imediatamente de casa e acione o telefone 199. Caraguatatuba tem cadastradas 19 áreas e 54 setores.

Em São Sebastião, o prefeito Felipe Augusto fez uma reunião com as equipes da Secretaria de Serviços Públicos. "O objetivo foi organizarmos as ações preventivas de limpeza da cidade, das cabeceiras dos rios, desassoreamento de todos os córregos e limpeza de bocas de lobo. Todas essas medidas são necessárias em razão da previsão das fortes chuvas que vão cair em nossa cidade. Vamos trabalhar para minimizar ao máximo os prejuízos da população".

PPDC e PPDC-R

É importante ressaltar que teve início no dia 1º de dezembro de 2021 o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) e o Plano Preventivo da Defesa Civil para Ressacas (PPDC-R). Eles vigoram até o dia 31 de março devido às chuvas de verão e tem como objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos e ressacas atinjam suas moradias.

Segundo o Campos Junior, o PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos.

Neste momento, devido às chuvas registradas no dia 30 de dezembro passado, o município encontra-se em estado de alerta. A mudança de status ocorreu após avaliação da Defesa Civil e do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) do Estado, onde foram identificados riscos em morros no Jardim Forrest, Sumaré e Casa Branca com a remoção de 19 famílias.

É importante destacar que durante o PPDC e o PPDC-R a estrutura da Prefeitura de Caraguatatuba fica toda mobilizada.

Ações de mensagens de texto (SMS), enviadas pelo número 40199, que repassa informações de riscos meteorológicos em qualquer um dos 645 municípios paulistas continuam valendo. Para isso, deve-se cadastrar o CEP da localidade de onde quer receber o serviço.

Sendo assim, é possível alertar a população sobre a possibilidade de ocorrência dos mais diversos eventos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.

Em Caraguatatuba, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mantém instalado uma estação (raio de 20 Km de alcance) na Martim de Sá para acompanhamento das atividades atmosféricas (pluviométricas e elétricas).



Últimas Notícias