Divulgação/PMSS

Plano Preventivo de Defesa Civil começa nesta terça e prossegue até 31 de março no Litoral Norte



Postado em: 01/12/2015


O PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil) tem início nesta terça-feira (01) e prossegue até 31 de março nas cidades do litoral paulista e também na Grande São Paulo e interior. O plano envolve ações de monitoramento dos índices pluviométricos, vistorias de campo e atendimentos emergenciais. O objetivo é a remoção preventiva e temporária da população que ocupa áreas de riscos, evitando a ocorrência de mortes.

No Estado de São Paulo, as atividades de identificação, avaliação e gerenciamento de áreas de riscos geológicos tiveram início de forma mais sistemática a partir de uma iniciativa do governo do Estado devido a acidentes em larga escala e com graves consequências acontecidos no verão de 1987-1988, na região da Serra do Mar, principalmente devido à ocorrência de vítimas fatais nas cidades de Cubatão e Ubatuba.

Deu-se início, então ao PPDC, específico para escorregamentos nas encostas da Serra do Mar no Estado de São Paulo. Este Plano entra em operação anualmente (de 1º de dezembro até 31 de março), com a participação do Instituto Geológico, a Defesa Civil Estadual e o IPT, e envolve ações de monitoramento dos índices pluviométricos e da previsão meteorológica, vistorias de campo e atendimentos emergenciais. O objetivo principal é evitar a ocorrência de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.

O PPDC vem obtendo desde sua implantação, em 1989, significativo êxito na prevenção a desastres naturais em oito municípios do Litoral de São Paulo (na Baixada Santista – Santos, Cubatão, São Vicente e Guarujá, e no Litoral Norte – Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela). Em 2003, o Instituto Geológico passou a operar Planos Preventivos de Defesa Civil também nas regiões do ABC (Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano) e Sorocaba (Alumínio, Araçariguama, Ibiúna, Itapetininga, Mairinque, Piedade, Ribeirão Grande, São Roque, Sorocaba, Tapiraí, Votorantim), abrangendo 18 municípios que somados aos oito do litoral, perfazem 26 municípios monitorados anualmente no período de verão.



Últimas Notícias