Vitor de Souza/PMI

Litoral Norte vacina crianças sem comorbidades contra a Covid-19 nesta semana; confira a programação



Postado em: 24/01/2022


As cidades do Litoral Norte iniciaram nesta semana a vacinação contra a Covid-19 para crianças sem comorbidades. O Radar Litoral traz a programação divulgada pelas secretarias municipais de saúde. 

Ilhabela

Em Ilhabela, a partir desta segunda-feira (24/1), começaram a ser vacinadas as crianças de 9 a 11 anos, sem comorbidades. A Secretaria de Saúde ressalta que, no dia da vacinação, os pais ou responsáveis devem levar o Cartão SUS e o CPF da criança.

A partir desta terça-feira (25/1), a vacinação infantil contra a Covid-19, será destinada a todas as crianças de 5 a 11 anos (com ou sem comorbidades), no Posto Fixo de Vacinação no PEII da Barra Velha.“Temos doses suficientes para vacinar todos nossos pequenos. Queremos aumentar cada vez mais os índices de vacinação na cidade e proteger toda nossa população”, destacou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

Importante ressaltar que o pré-cadastro para vacinação das crianças já está liberado e pode ser feito acessando o site do governo paulista (www.vacinaja.sp.gov.br). Basta inserir os dados da criança para agilizar o atendimento nos postos de vacinação.

A vacinação para este público ocorre de segunda a sexta-feira, sempre das 9h às 17h, no PEII da Barra Velha.

Ubatuba

A Secretaria de Saúde de Ubatuba decidiu abrir a vacinação da Covid-19 para todas as crianças de 5 a 11 anos nesta segunda-feira (24/1). A baixa procura pela imunização infantil de indígenas, quilombolas, PCDs (Pessoas com deficiência) e crianças com comorbidades graves adiantou o cronograma de aplicação das vacinas do município.

Para a imunização geral do público de 5 a 11 anos é preciso que os pais ou responsáveis acompanhem a criança até um dos postos de vacinação indicado abaixo, munido de CPF ou certidão de nascimento do menor. Em casos de comorbidades graves, é preciso apresentar laudo médico atualizado para a definição do imunizante a ser aplicado.

A Secretaria de Saúde ressalta que a criança não pode ter recebido vacinas nos últimos 15 dias e nem ter apresentado sintomas gripais ou confirmação de Covid por 28 dias.

Confira os postos de vacinação infantil: UBS Cícero Gomes – às quartas e quintas-feiras, das 9h às 15h; UBS Ipiranquinha – às quartas e quintas-feiras, das 9h às 15h; UBS Perequê-Mirim – às segundas, das 7h30 às 15h e às sextas-feiras das 8h às 12h; e Lagoinha – vacinação na Escola Municipal Agostinho Alves da Silva, às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h.

A vacina utilizada no público infantil pode ser o imunizante da Pfizer ou CoronaVac. A estimativa é vacinar 10 mil crianças em Ubatuba.

Na próxima sexta-feira (28/1), a UBS Cícero Gomes realizará a primeira edição do ano do Sextou com Vacina – edição criança imunizada! A aplicação da vacina para o público infantil será das 19h às 23h, ou até o término das doses.

São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), iniciou na sexta-feira (21), a vacinação do público infantil contra a Covid-19. A estimativa é de que cerca de 9 mil crianças, entre 5 e 11 anos, sejam vacinadas no município.

As crianças recebem imunizantes pediátricos da Pfizer, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nesta primeira fase, serão imunizadas crianças com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas.

Para receber a vacina, é necessário que a criança, acompanhada pelos pais, ou responsáveis, vá até o polo mais próximo à sua residência, munida de CPF e comprovante de endereço. Caso tenha comorbidade, será necessário, também, apresentar comprovante da condição de risco: exames, receitas, relatório ou prescrição médica.

Se a criança não possui CPF, a Sesau orienta pais e responsáveis que solicitem a emissão do documento nos Correios, Cartórios de Registro Civil, ou agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. É um procedimento simples e rápido, na hora é emitido o Comprovante de Inscrição, que facilita muito no momento da vacinação. Caso contrário, será imprescindível apresentar o Cartão SUS.

A vacinação infantil será das 9h às 15h nos seguintes polos: Costa Norte: E. M. Cynthia Cliquet Luciano (Rua Castro Alves, 377, Enseada); Centro: E. M. Prof. Dr. José Machado Rosa (Rua Agripino José do Nascimento, 22, Centro); Costa Sul: E. M. Prof. Antonio Luiz Monteiro (Estrada do Cascalho, 1.409, Boiçucanga).

É obrigatório respeitar os protocolos sanitários como uso de máscara, álcool em gel 70% e distanciamento social.

Caraguatatuba

Caraguatatuba vai ampliar a vacinação contra a Covid-19 para crianças, a partir desta segunda-feira (24/1). Qualquer criança, de 9 a 10, sem comorbidades e deficiência, poderá receber o imunizante por meio de agendamento no 'Vacina Caraguá'.

Crianças de 11 anos também continuam sendo vacinadas. Para esse público, a vacinação foi aberta na sexta-feira (21/1).

A Secretaria de Saúde montou três postos de vacinação para atender as crianças. São eles: UBS José Maurício Borges – Perequê Mirim, Centro de Especialidades Médicas (CEM) – Centro e EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca – Massaguaçu.

A vacinação será das 8h até às 15h, mas é muito importante seguir o horário agendado pelo aplicativo. Apenas serão vacinadas as crianças que estiverem acompanhadas pelos pais ou responsáveis legais.

A Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde contraindicam a aplicação da vacina contra Covid-19 caso a criança tenha recebido outro tipo de vacina nos últimos 15 dias. Por isso, a carteirinha de vacinas (de rotina) deverá ser apresentada.

No dia da vacinação, o pai ou responsável precisará apresentar o CPF, ou cartão SUS, da criança e um comprovante de endereço. Caso esteja apresentando sintomas gripais, a criança não poderá receber o imunizante. Dessa forma, o responsável deverá cancelar a solicitação no aplicativo ‘Caraguatatuba 156’ , posteriormente abrir uma nova e aguardar ser chamado.

A vacinação contra a Covid-19 ainda está aberta para todas as crianças, de 5 a 11 anos, com comorbidades e deficiência física ou intelectual.

A Secretaria de Saúde ressalta que as comorbidades apontadas pelo Ministério da Saúde que dão direito à vacinação são:

– Insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, talassemia, síndrome de down;

– Diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos), anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV;

No dia da vacinação, a condição de risco deverá ser comprovada por meio de receitas, exames, relatório médico e prescrição médica.

*matéria atualizada nesta segunda (24/1), às 15h30

 

 

 



Últimas Notícias