Escolas municipais de Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba voltam às aulas dia 7 de fevereiro; Caraguá retorna no dia 8



Postado em: 25/01/2022


As escolas municipais de Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba iniciam o ano letivo de 2022 no próximo dia 7 de fevereiro. Em Caraguatatuba, a volta às aulas será no dia 8. As informações foram confirmadas pelas prefeituras das quatro cidades ao Radar Litoral. 

Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba divulgou uma nota sobre a volta às aulas. "O retorno será presencial para todas as crianças, tanto os com mais de 12 anos, que já estão vacinados, como para os estudantes de 5 a 11 anos, cuja imunização está em andamento. Serão cumpridos todos os protocolos de combate à Covid-19". Atualmente, a rede municipal de ensino possui cerca de 12 mil alunos matriculados, incluindo áreas rurais e comunidades tradicionais, espalhados por 52 unidades.

A Secretaria de Educação de Ubatuba prepara as escolas para esse retorno. Na última segunda-feira (24/1), 80 televisores de 50 polegadas foram entregues visando fomento tecnológico aos projetos educacionais. "O intuito é favorecer o desenvolvimento integral dos alunos, conforme Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no qual a cultura digital deve ser estimulada, orientada e aprimorada para a capacidade do cidadão inclusivo, aperfeiçoando o aprendizado dos estudantes. Cada escola receberá de um a cinco televisores que serão inseridos nos espaços escolares. Desta maneira, as crianças e jovens passam a ter mais facilidade para acompanhar as matérias e manter os estudos em dia", acrescentou a secretária de Educação, Fatinha Barros.

São Sebastião

Em São Sebastião, onde as aulas também retornam no dia 7 de fevereiro, a Secretaria da Educação, mediante convênio com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, iniciou no último dia 18 a entrega do material complementar para estudos (foto), desenvolvido pelos programas “Currículo em Ação”, “Ler e Escrever”, “Educação Matemática nos Anos Iniciais (EMAI)” e “Aprender Sempre”, destinado aos alunos dos Anos Iniciais (1º ao 5º). Os materiais de apoio, elaborados com base nas habilidades essenciais do Currículo Paulista, serão utilizados pelas unidades escolares e pelos professores de maneira autônoma e de acordo com a necessidade dos estudantes durante o ano letivo de 2022, se adequando à realidade de cada contexto, modalidade e proposta pedagógica da rede.

Podendo atender habilidades essenciais do 1º ao 9º ano, as apostilas estão sendo entregues primeiramente para as unidades compostas por alunos dos Anos Iniciais, sendo em seguida para os alunos dos Anos Finais (6º ao 9º) também receberão os Cadernos de Atividades. No total, todas as 24 escolas que compõem o município serão beneficiadas.

Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela dá início no dia 7 de fevereiro às aulas dos cerca de 6,7 mil alunos nas 37 unidades da rede municipal de ensino, incluindo as das comunidades tradicionais, de forma 100% presencial. Segundo o prefeito Toninho Colucci, neste retorno será observada toda a situação que envolve o cenário da pandemia nesse momento. “A Secretaria de Educação e a de Saúde criaram todo o protocolo de retorno e todos os cuidados e restrições necessários para a segurança dos alunos e profissionais de Educação serão tomados”, salienta.

A secretária de Educação, Lídia Sarmento, também falou sobre o início do ano letivo. “Além de atender nossos alunos 100% de forma presencial, neste ano letivo de 2022 teremos a escola em tempo integral e a inserção de projetos de educação inclusiva e de recuperação de conteúdo”, declarou a secretária.

A cidade foi uma das pioneiras a iniciar o atendimento presencial de 100% dos alunos, em setembro do ano passado. A decisão levou em conta os números positivos relacionados a pandemia da Covid-19 na cidade, o aumento no número de vacinados dos profissionais da Educação, além da queda em internações na Enfermaria e na UTI Covid-19.



Últimas Notícias