Divulgação/PMC

Defesa Civil alerta para previsão de chuva intensa e vento forte até domingo no Litoral Norte



Postado em: 26/01/2022


A Defesa Civil do Estado e a Marinha do Brasil alertam para previsão de chuvas de longa duração e ventos com intensidade entre 50 km/h e 74 km/h. O aviso é vigente entre esta quarta-feira (26) e domingo (30).

Conforme o meteorologista José Alexandre da Costa Galvão, da Casa Militar, o tempo permanecerá com condições típicas do verão, ou seja, sol entre nuvens no período da manhã, o que eleva as temperaturas e sensação térmica em todas as áreas monitoradas do Estado.

Já no período vespertino a conjunção deste calor elevado com a umidade proveniente da Amazônia e do oceano criam condições para pancadas de chuva, que podem ser seguidas por descargas elétricas, rajadas de vento e até granizos em pontos isolados.

A partir de sexta-feira (28), a passagem da frente fria pelo Estado de São Paulo pode provocar chuva forte e persistente. Os atuais modelos apontam a importância de se ter atenção especial para as áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Com isso, aumenta a preocupação da Defesa Civil com a possibilidade de deslizamento de terra nas áreas consideradas de risco.

Caraguatatuba

O coordenador municipal da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, reforça que há necessidade de “cautelas frente à possibilidade da ocorrência de pancadas de chuva, cuidados nos alagamentos e, principalmente os cuidados nas áreas de risco de escorregamento”.

A orientação é que em caso de movimentação de solo o morador saia imediatamente de casa e acione o telefone 199. Caraguatatuba tem cadastradas 19 áreas e 54 setores.



Últimas Notícias