Campanha do Corpo de Bombeiros alerta para risco de acidentes domésticos com idosos; confira dicas para evitá-los



Postado em: 08/02/2022


Uma campanha iniciada pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na última segunda-feira (7/2), alerta para os riscos de acidentes domésticos com idosos. Com o aumento da expectativa de vida da população, há uma tendência no crescimento de ocorrências envolvendo os idosos, pessoas com mais de 60 anos de idade. Somente no Estado, em 2021 foram responsáveis por 59,21% dos atendimentos do Corpo de Bombeiros nas ocorrências de natureza Emergência Clínica – Auxílio à pessoa com dificuldade de locomoção ou acamada e 44,24% dos acidentes pessoais de queda da própria altura, bem como 19,14% dos incêndios no interior de edificação residencial. O Radar Litoral traz dicas do Corpo de Bombeiros para evitar tais acidentes.

Até o próximo dia 11, o Corpo de Bombeiros realiza ações educativas em todo o Estado de São Paulo com objetivo de educar, capacitar ou produzir mudanças de comportamento a fim de conscientizar o público da melhor idade, porém, não se restringindo à esse público, mas também seus familiares, cuidadores, profissionais da área da geriatria e saúde, sobre a importância da adoção de medidas e condutas que visem a prevenção de acidentes envolvendo idosos e todas as suas implicações. No Litoral Norte, o cabo Silva Costa, coordenador do programa Bombeiro Educador, ministrou palestras em Ubatuba e concedeu entrevista ao Jornal da Morada (Rádio Morada FM) sobre o tema. 

Confira agora as principais dicas para evitar acidentes domésticos com idosos

Manter uma iluminação eficiente em todos os cômodos;
Deixe próximo à cama, abajures e telefones;
Mantenha objetos pessoais, sempre próximos à cama (chaves, óculos, calçado etc.);
Instale barra de apoios nos banheiros;
Escolha móveis firmes, os idosos costumam apoiar para se levantar, evite mesa de centro na sala;
Fique de olho em pisos lisos, de preferência instale antiderrapantes e não limpe o chão com produtos que o deixem escorregadios;
Chinelos ou sapatos inadequados ou em más condições podem causar quedas;
Caso queira usar tapetes, opte pelos emborrachados e antiderrapantes, não coloque tapetes soltos, principalmente ao lado de escadas e corredores.
Se possível contrate um cuidador;
 Evitar usar calçados altos ou com solado liso e nunca ande somente de meias para não escorregar;
Atentar ainda para os obstáculos no caminho como fios soltos e brinquedos no chão.

Em caso de emergências ligue 193



Últimas Notícias