Fábio Mota/Aloha Spirit

Aloha Spirit movimenta economia de Ilhabela após período de alta temporada



Postado em: 15/03/2022


A presença dos principais nomes de diferentes modalidades aquáticas e provas eletrizantes marcaram o Aloha Spirit Ilhabela 2022, uma das maiores competições de esportes aquáticos do mundo e que retornou para Ilhabela, no último final de semana (11 a 13 de março), na arena montada na praia do Perequê. Mais de 2,6 mil pessoas, entre esportistas e acompanhantes, eram esperados para o evento, o que movimentou a cidade no período pós alta temporada. 

“O Aloha Spirit é um evento muito especial para Ilhabela, tanto que faz parte do calendário anual de eventos esportivos, pois movimenta toda a classe esportiva, bem como aquece a economia local, fomentando toda a cadeia turística da cidade. Parabéns a todos os competidores que fizeram de Ilhabela, palco de um grande espetáculo esportivo neste final de semana na cidade”, destacou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

A prova de SUP Race Técnico, uma das mais aguardadas do Aloha Spirit Ilhabela, foi de fortes emoções. Inspirada em competições consagradas, como a lendária Battle of the Paddle, os competidores largam da areia e competem ao longo de um circuito delimitado por uma série de boias, a uma curta distância da praia, que deve ser percorrido por três vezes, com direito a duas breves corridas na areia (no caso da categoria Amadora, são duas voltas).

A “Race Técnica” foi intensa e por ser bem próximo à praia, o público pôde acompanhar de perto toda a emoção da prova, que foi vencida na categoria Profissional por David Leão, no Masculino, e Lena Guimarães, no Feminino. Na categoria Amadora, vitória de Leinane Solon e Pedro Rodriguez, que veio diretamente da Venezuela para competir no Aloha Spirit Ilhabela.

Às 7h do domingo (13/3), duas disputas foram realizadas simultaneamente: Natação Águas Abertas Revezamento 2x600m e Va’a Profissional (OC-6, V6 e V3), competição também válida pelo Circuito Nacional Copa Brasil de Va’a. A competição de Va’a foi particularmente especial para o clube de Cabo Frio, He’e Nalu, que faturou dois títulos de campeão: Profissional Masculino e Profissional Feminino Open de OC-6.

Na categoria Mista OC-6, a equipe de Ilhabela, Dos Reis Va’a, foi a grande campeã; na V6, vitória para o a Amigos da Canoa de Guarapari e na V3, MPS/ Jacobi, levaram o título da Open Masculino, Tahou venceu a Feminino Open e V3 Santos Canoe foi a campeã da Mista.

Nas divisões por idade, os títulos ficaram com Aloha Spirit Team na Master +40 Feminino, Mulheres no mar na Super Mater Feminino, Paddle Club Ilhabela, na Master +40 Masculino, Carioca Va’a na Super Master Masculino. Outra disputa que mexeu com a praia foi o Triatlo Waterman, competição disputada em três modalidades diferentes: SUP Race, Prone Paddleboard e Natação em Águas abertas, todas disputadas em trajetos curtos.

O casal Patrick Winkler e Catarina Ganzeli, que haviam vencido a provas de prone paddleboard no sábado (12/3) subiram ao pódio mais uma vez em primeiro lugar. As provas de Race Profissionais do Aloha definiram duas vagas classificatórias para a elite do SUP Race mundial, o APP World Tour. David Leão e Arthur Santacreu no Masculino e Lena Guimarães e Roseli Novloski, no Feminino ficaram com as vagas.

Aliás, um dos aspectos marcantes dessa edição foi a participação de atletas de todas as partes do Brasil, bem como de países sul-americanos, como Peru, Argentina, Chile e Venezuela. O Aloha Spirit Festival foi organizado pela Associação Magna de Desportes, produzido pela Ecooutdoor Sports Business e promovido pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. O evento integra a programação do Verão Ilhabela – Esporte 2022, que contempla uma programação esportiva entre os dias 12 de fevereiro e 13 de março, nas praias do Perequê e Grande.

Sobre o evento

O Aloha Spirit Festival nasceu em Ilhabela no ano de 2009, e desde então é realizado anualmente no município. Em nota, a organização destaca que não haveria melhor lugar para reencontrar todos os amigos e atletas, até simbolicamente falando, do que na Ilhabela.

Ilhabela sempre foi a etapa com maior número de participantes. Em média, atletas de 18 a 20 estados brasileiros participam da competição, com aproximadamente dois acompanhantes por competidor, aproveitam para conhecer a cidade.

Para saber todos os resultados da prova, acesse alohaspiritmidia.com.br.



Últimas Notícias