Luís Gava/PMC

Sem acordo para o dissídio salarial, funcionários da Praiamar podem entrar em greve a partir de sexta



Postado em: 17/05/2022


Os funcionários da empresa Praiamar, responsável pelo transporte coletivo em Caraguatatuba, podem entrar em greve a partir desta sexta-feira (20). O motivo é a falta de possibilidade de acordo e negociação com a categoria no mês do dissídio.

Um ofício informando sobre a possível paralisação foi assinado pelo presidente do Sindicato dos Motoristas, Trabalhadores nas Empresas de Transporte de Passageiros Urbanos, Metropolitanos, Rodoviários, Transporte de Cargas Secas, Líquidas em Geral, Limpeza Urbana Pública e Privada (STTRUCA), Francisco Israel e entregue à empresa nesta segunda-feira (16).

O Sindicato reivindica a correção pela variação do INPC/IBGE no período de 01/50/2021 a 30/04/2022, que corresponde a um percentual de 12,47% e mais 26,58% de aumento real.

“O aumento real visa resolver a situação precária dos motoristas do transporte urbano de Caraguatatuba, que têm o menor piso salarial pago a um motorista profissional”, afirma o documento. A pauta de reivindicações inclui outros 18 itens, como hora extra, vale refeição/vale alimentação e participação nos lucros.

Sem negociação

Israel afirmou que a categoria busca pelo menos a reposição da inflação, mas a empresa afirmou que não vai abrir negociação. “A Prefeitura está abrindo novo processo licitatório e queremos pelo menos a inflação, para que os trabalhadores não fiquem no prejuízo e essa negociação não tenha que ficar com uma nova empresa”, afirmou o sindicalista.

No dia 3 de março, o Sindicato encaminhou a pauta de reivindicações à Praiamar. Sem resposta, no dia 18 de abril, novo ofício foi enviado à empresa.

No dia 26 do mesmo mês, a Praiamar encaminhou ofício ao STTRUCA afirmando que o último reajuste de tarifa ocorreu em dezembro de 2016, mesmo período que teve início “uma perseguição política”.

A empresa cita que todos os insumos e produtos tiveram reajuste e que o óleo diesel subiu mais de 150% no período. No ofício, a Praiamar argumenta que a abertura do novo processo licitatório para o transporte coletivo, o que impede que ocorra qualquer investimento ou melhoria, já que o contrato se encerra em 22 de junho deste ano.

O ofício destaca que “a empresa não tem viabilidade para conceder reajuste conforme a pauta de reivindicações, principalmente pela falta de subsídio do Município. A Praiamar nunca se negou a negociar as possibilidades desejadas pelo Sindicato, mas a concessão de qualquer reajuste tem a extrema necessidade de participação da Prefeitura”.



Últimas Notícias