Divulgação/PMC

169ª Festa de Santo Antônio prossegue até o final de junho em Caraguatatuba



Postado em: 25/05/2022


As celebrações ao padroeiro de Caraguatatuba já começaram com a 169ª Festa de Santo Antônio. O calendário da festividade teve início no último domingo (22) com a tradicional peregrinação da imagem de Santo Antônio e carreata por diversos bairros e capelas da cidade. A jornada de devoção segue até sexta-feira (27).

No domingo (29), será realizado o levantamento do mastro, em frente ao Santuário Diocesano de Santo Antônio, a partir das 19h30. No mesmo local, ocorrerá a trezena litúrgica, de 31 de maio a 12 de junho. Com o tema “É viva a palavra quando são as obras que falam”, a programação religiosa e social do evento volta a ocorrer de forma presencial.

A festa também terá caminhada penitencial no dia 5 de junho. A concentração dos fiéis será às 8h, em frente ao Santuário, de onde o público seguirá para a subida do Morro Santo Antônio, e celebração de missa campal, às 10h. A imagem peregrina deverá retornar à igreja após sobrevoo de parapente.

Já no Dia de Santo Antônio, 13 de junho, as comemorações iniciam às 8h, com missa pelo 3º Aniversário do Santuário, seguida da benção dos pães e do bolo de Santo Antônio, o “santo casamenteiro”. Haverá, ainda, o casamento comunitário e o esperado corte do bolo, às 11h. A agenda encerra às 18h com nova missa e procissão.

O evento é realizado com apoio da Prefeitura, entre a parceira da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com a organização interna do Santuário Diocesano de Santo Antônio.

Festa Social

No período de 3 a 26 de junho, de sexta a domingo e feriados, a partir das 20h, fiéis poderão saborear o tradicional bolinho caipira, caldos quentes, quirerinha, entre outras opções gastronômicas, na praça de alimentação da festa. Além disso, o público poderá concorrer a diversos prêmios, como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, três motocicletas e dinheiro entre R$ 1.000 e R$ 5.000. Mais informações pelo telefone (12) 3881-1422.

Corpus Christi 

No dia 16 de junho, a comunidade católica começa enfeitar as ruas no entorno da Praça Cândido Mota, às 6h, para a missa e procissão de Corpus Christi, a partir das 17h. As imagens reproduzidas representam símbolos bíblicos, desenhados e decorados manualmente, utilizando materiais como serragem, pó de café, tampinhas de garrafa, flores e outros.

Confira a programação completa da 169ª Festa de Santo Antônio

Peregrinação da Imagem (22 de maio a 27 de maio)

Fincamento do Mastro (29 de maio)
19h30 – Santuário Diocesano de Santo Antônio

Trezena Litúrgica (31 de maio a 12 de junho)

Caminhada Penitencial (5 de junho)

8h: Concentração no Santuário Diocesano de Santo Antônio
10h: Missa Campal no Morro Santo Antônio

Dia do Padroeiro (13 de junho)
Santuário Diocesano de Santo Antônio

8h: Missa, Benção dos Pães e do bolo de Santo Antônio
11h: Casamento Comunitário
18h: Missa e Procissão

Corpus Christi (16 de junho)

6h: Confecção dos tapetes decorados
17h: Missa e Procissão

Festa Social e ‘Show de Prêmios’ (3 a 26 de junho)
Sexta a domingo – Sempre após a Santa Missa



Últimas Notícias