Cláudio Gomes/PMC

Festival da Tainha & Pescados Caiçaras traz cultura e comidas tradicionais neste final de semana em Caraguatatuba



Postado em: 04/07/2022


Até domingo (10), a Prefeitura de Caraguatatuba realiza o 17° Festival da Tainha & Pescados Caiçaras no bairro Porto Novo, localizado na região sul da cidade. O evento teve início nesta quinta-feira (7) com demonstrações culturais e com diversas delícias tradicionais da gastronomia local.

Na atração, o público pode apreciar o artesanato caiçara e degustar pratos como as tainhas espalmadas (aberta) e recheadas, pastéis de camarão, porções de cação, doces, cervejas artesanais, bebidas e alimentos à base de cambuci, entre outras opções. As iguarias serão vendidas a preços que variam entre R$ 7 e R$ 80.

Durante discurso de abertura do festival, o prefeito Aguilar Junior destacou a importância da comunidade pesqueira para o evento. “É uma alegria poder participar dessa festa. Agradeço aos fundadores e organizadores que se dedicam todos os dias para manter viva essa tradição. Obrigado a todos pelo empenho e por tudo o que fazem pela cultura de Caraguatatuba”, disse.

O objetivo da festa, que neste ano retornou ao seu local de origem, é fortalecer a cultura, incentivar o turismo e movimentar a economia do município, inclusive com a retomada dos tradicionais passeios de barco pelo Rio Juqueriquerê. Os moradores e turistas que tiverem interesse na atração devem procurar as empresas responsáveis.

Segundo a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, a volta do evento para o entreposto foi um pedido da Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca). “O prefeito, de forma democrática e sensível, atendeu de pronto o pedido da comunidade em devolver a festa para onde ela nasceu. Ficamos muito felizes em participar de mais essa edição, a qual foi preparada com muito carinho, fortalecendo a parceria entre associação, comunidade e prefeitura”, ressaltou.

Nesta edição, que ocorre no Entreposto de Pesca do bairro, a festa espera comercializar mais de 15 toneladas de peixes. As barracas, boxes e estandes funcionarão na sexta e sábado (8 e 9), das 12h às 22h e, no domingo (10), das 12h às 20h.

O evento é realizado entre a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), com a Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca). Também há apoio do Conselho de Turismo (Comtur).

Programação musical

O festival também contará com a presença de artistas solos e de bandas locais. Na sexta-feira (8), a agenda musical tem início às 12h com Cesar Nanico, tendo ainda Pacelli, Ed Junior, Samba 5 e o grupo US’KARAS.

O fim de semana soma mais nove atrações, sempre a partir das 12h. O sábado (9) começa ao som do Duo FM, Lua & Rodrigo, Thykinho Solo, Iris Manz, Cristiano Fragoso. Já no domingo (10), a festa tem Samamba Brasil, Anderson Coelho in Trio e as bandas Luacaiana e Conexão Túnel do Tempo.

Serviço

Data: de 7 a 10 de julho
Local: Entreposto de Pesca do Porto Novo
Horário: espaços abertos na quinta-feira, das 18h às 22h, na sexta e sábado, das 12h às 22h e, no domingo, das 12h às 20h
Entrada: gratuita

8 de julho (sexta-feira)

12h – Cesar Nanico
14h – Pacelli
16h – Ed Junior
18h – Samba 5
20h – US’KARAS

9 de julho (sábado)

12h – Duo FM
14h – Lua & Rodrigo
16h – Thykinho Solo
18h – Iris Manz
20h – Cristiano Fragoso

10 de julho (domingo)

12h – Samamba Brasil
14h – Anderson Coelho in Trio
16h – Banda Luacaiana
18h – Banda Conexão Túnel do Tempo



Últimas Notícias