Divulgação/PMC

Mutirão de Combate à Dengue visita 25 mil imóveis em Caraguatatuba



Postado em: 05/07/2022


O Mutirão do Dia D de Combate à Dengue contou com a participação de 700 pessoas entre servidores públicos e voluntários com um único objetivo, o de exterminar qualquer possível criadouro do mosquito Aedes aegypti.

Os voluntários foram divididos em 20 equipes e passaram por 1.300 quarteirões, onde visitaram aproximadamente 25 mil imóveis nos bairros Jardim Britânia, Pontal Santamarina, Golfinhos, Morro do Algodão, Travessão, Barranco Alto, Perequê-Mirim, Porto Novo e Praia das Palmeiras.

O prefeito Aguilar Junior avaliou a ação como positiva. “Nosso intuito foi chamar atenção da população para este problema e de alguma forma este objetivo foi alcançado. Disponibilizamos carro de som com a música da campanha e alguns funcionários se fantasiaram do mosquito. A luta é de todos e se cada um fizer a sua parte, evitaremos um surto da doença no verão”, destacou.

Segundo a Secretaria de Saúde, cerca de 100 residências foram registradas com foco de criadouros. O biólogo do Centro de Controle de Zoonoses, Ricardo Fernandes, explicou que as larvas foram eliminadas e a equipe do CCZ irá fiscalizar estes locais mais críticos.

Fernandes ainda acrescenta que este número é alto, considerando que dependendo do tipo de criadouro pode gerar 30 mil larvas do mosquito. “Por isso, é importante evitar qualquer acúmulo de água em objetos, principalmente os pratos de plantas, os mais encontrados”, destacou.

“Com a conscientização da população desde agora, fazendo a limpeza das residências, será evitado um surto da doença no verão porque, no calor, o período reprodutivo do mosquito fica mais curto e ele se reproduz mais rápido”, explicou Ricardo.

O Centro de Controle de Zoonoses seguirá com o trabalho de visitação das residências para eliminação de criadouros do mosquito e inicia, nesta semana, nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL) na região norte do município. 



Últimas Notícias