Caraguá promove ações alusivas ao Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher



Postado em: 24/11/2013


 

Caraguatatuba-24/11/2013 - O Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, comemorado dia 25 de novembro, será lembrado em Caraguá. A secretaria municipal de Assistência Social promove até o dia 29, a Semana da Não Violência contra a Mulher. Serão realizadas atividades de conscientização com palestras, exames e distribuição de material. Todas as ações são abertas ao público.
A programação começa no dia 25 (segunda), às 14 horas, na Praça Cândido Motta. Os técnicos da secretaria de Assistência Social orientarão sobre o que é violência doméstica e familiar contra a mulher; como as mulheres vítimas de violência devem proceder e o que são as medidas protetivas da Lei Maria da Penha.
 A secretaria de Saúde dará orientações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, câncer de mama e planejamento familiar. Haverá também, apresentação da dança sênior da terceira idade, shows musicais e culturais.
 Na terça (26/11), às 19h30, na Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), o Coral Água Viva fará uma apresentação e haverá palestra com a Dra. Arlete Maria de Carvalho Neves sobre o tema.
 Durante a semana serão realizadas palestras e orientações nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), das regiões Sul, Centro e Norte. No dia 28 (quinta), às 14 horas, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) promove o “Dia da Beleza”.
 A secretaria municipal de Saúde também realiza durante a semana palestras educativas alusivas ao Dia Internacional de não violência contra a mulher nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
 História - A data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida mundialmente pelo maior ato de violência cometido contra mulheres. As irmãs Dominicanas Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país, foram perseguidas e presas até serem brutalmente assassinadas. A partir daí, 25 de novembro passou a ser uma data importante, principalmente para aquelas mulheres que sofrem ou já sofreram violência.
 A Semana da Não Violência contra a Mulher é uma realização da secretaria de Assistência Social com o apoio da secretaria de Saúde, Fundacc e Conselho da Condição Feminina.
 Confira a programação:
 De 25 a 29 – Palestras educativas nas Unidades Básicas de Saúde
 Dia 25 (segunda):
Das 14 às 18 horas – Praça Cândido Motta – orientações, apresentações culturais e teste rápido de HIV e sífilis;
14 horas – Cras Centro – Avenida Sergipe, 955 – Indaiá - Palestras e orientações
 
Dia 26 (terça):
19h30 – Fundacc – Apresentação do Coral Água Vida e Palestra com a Dra. Arlete Maria de Carvalho Neves
 
Dia 28 (quinta):
14 horas – Creas – Avenida Vereador Aristides Anízio dos Santos, 344 – Indaiá – Dia da Beleza
Às 10 e 14 horas – Cras Sul – Avenida José Herculano, 6900 – Porto Novo - Palestras e orientações
 
Dia 29 (sexta):
Às 8h30 e 14 horas – Cras Norte – Avenida Marginal Ipiranga, 17 – Olaria - Palestras e orientações
 
 Informações ou Denúncias ligue:
 
Central de Atendimento à Mulher (ligação gratuita) – 180
 
Defensoria Pública de Caraguatatuba
Endereço: Praça Dr. José Rebello da Cunha, 68 – Sumaré (Fórum)
Telefone: 3883-5086
 
Delegacia de Defesa da Mulher de Caraguatatuba
Endereço: Avenida Padre Anchieta, 375 - Centro
Telefone: 3883-2585 / 3882-3242
 
CREAS
Endereço: Avenida Vereador Aristides Anízio dos Santos, 344 – Indaiá
Telefone: 3882-1215



Últimas Notícias