Secretário de Trânsito esclarece dúvidas da população sobre zona azul em Caraguá



Postado em: 04/02/2014


 

Caraguatatuba-04/02/2014 - A zona azul entrou em funcionamento na última segunda-feira (3/2) em 17 ruas do Centro de Caraguá. O secretário de Trânsito, João Batista Amandes, acompanhado do gerente de produtos, Valdir Pessoa Mesquita Júnior, da Serttel (operadora da zona azul), compareceu a uma rádio local nesta terça-feira (4/2), para fornecer mais detalhes sobre o sistema de estacionamento rotativo eletrônico.

O secretário de Trânsito disse que há uma tolerância operacional de 15 minutos para as paradas rápidas, carga e descarga no perímetro da zona azul. “Transcorrido esse prazo o motorista terá que pagar pela utilização da vaga.” De acordo com Amandes, a taxa também é cobrada dos idosos e pessoas com deficiência. “O cartão de identificação deve estar fixado no veículo”, reforça.

A zona azul abrangerá 31 ruas e avenidas da região central do município, com 2.355 vagas, sendo 1.600 para carros e 755 para motos. Nesta primeira etapa da implantação, foram instaladas 776 vagas, em 17 ruas, sendo 472 para carros, 25 para idosos e 11 para deficientes, além de 268 vagas para motos. O sistema de estacionamento rotativo eletrônico funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h.

O gerente de produtos da Serttel disse que os agentes terão um equipamento para monitorar a utilização da zona azul. “O aparelho emite um aviso para o usuário ativar o tíquete ou deixar a vaga em 15 minutos”, afirma.

Durante a entrevista também foram debatidos assuntos relacionados à aquisição dos tíquetes em estabelecimentos comerciais credenciados e às opções de compra no site ww2.mobilicidade.com.br/caraguatatuba ou pelo smartphones por meio dos aplicativos (APP) para Android ou iOS, ou ainda pelo Portal de Voz (celular).

A implantação está prevista na lei complementar nº 46 de 6 de novembro de 2012, regulamentada pelo decreto 32 de 18 de março de 2013.  A secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso receberá 25,01% do valor arrecado com a zona azul. A quantia será destinada aos projetos desenvolvidos pela secretaria.

Mais informações podem ser obtidas no site www.mobilicidade.com.br/caraguatatuba  ou no telefone (12) 3883-2311. O escritório da Serttel em Caraguá fica na Av. 9 de Julho, 173 – Centro.



Últimas Notícias