Mais de 25 mil turistas devem visitar Ilhabela neste feriado



Postado em: 17/11/2013




Dados da Prefeitura de Ilhabela, pormeio da Secretaria de Turismo e Fomento, e da Associação Comercial, apontam que o arquipélago deve receber neste feriado do dia 15 (Proclamação da República),mais de 25 mil turistas, incluindo aproximadamente 4 mil visitantes de dois navios da temporada de cruzeiros. A Associação Comercial de Ilhabela informa que até esta quarta-feira (13/11), 99,20% dos leitos já estão reservados. A cidade conta com cerca de 6 mil leitos.

O segmento dos navios de cruzeiro também deve atrair grande público a Ilhabela. A temporada de escalas de transatlânticos 2013-2014 começou na última terça-feira (12/11), com chegada do navio Empress, que trouxe 1,8 mil passageiros, sendo que a maioria optou por descer e conhecer um pouco das belezas do arquipélago.

Para este feriado do dia 15, dois navios têm escalas previstas na ilha. No dia 14, o navio Seabourm Quest faz sua primeira parada no município. Já no dia 15, o navio Empress.

Atrações

Os turistas que visitaram a cidade podem conferir inúmeras atrações, entre elas, praias como Curral, Pedra do Sino,Jabaquara, Julião, Praia Grande e Perequê. Para quem curte uma refrescante cachoeira, tem a do Veloso, 3 tombos, Parque da Água Branca e Parque das Cachoeiras, dentre outras.

Se o objetivo for um passeio de jeep, apraia da comunidade tradicional dos Castelhanos é a pedida. Para o turista“esportista”, vale uma aula de Kite Surf, SUP e Wind Surf, o que pode ser feito na Praia da Armação, norte da Ilha, ou ainda no Perequê.

Outra atração é a visita ao Museu Náutico de Ilhabela. Ele funciona de terça a domingo, das 12h as 18h. O Centro Histórico, na Vila, é para amante da cultura e história local. A arquitetura preserva o patrimônio histórico do município, além de uma saborosa gastronomia.

Por falar em gastronomia, o município será palco nos dias 15 e 16 do “Ilhabela Sabor”, o 1° Festival Gastronômico Internacional de Ilhabela. “Temos uma excelente expectativa para o feriado.Além do início da temporada de cruzeiros, vamos receber o 1° Festival Gastronômico Internacional de Ilhabela, o “Ilhabela Sabor”, que será um grande evento. A cidade tem praticamente 100% de ocupação hoteleira, o que aumenta a nossa expectativa quanto ao movimento do comércio e também do município”,afirma o secretário.

Tempo

Segundo a Secretaria de Turismo e Fomento, as condições climáticas não interferem na expectativa do número de visitantes, em virtude da ocupação hoteleira. De acordo com dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a previsão é de sol com poucas nuvens nos dias 15 e 16. A máxima é de 26° e a mínima 18°. No domingo possibilidade de 80 % de pancadas de chuva a qualquer hora do dia. A máxima deve alcançar os 24° e a mínima 18°.

Travessia

Para o feriado, a travessia SãoSebastião-Ilhabela opera com quatro embarcações, com uma média de tempo de espera de 30 minutos. Na última terça-feira (12/11) – atendendo uma solicitação do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, ao governador do Estado de São Paulo,Geraldo Alckmin – a travessia recebeu mais uma embarcação: a FB-29. Ela se junta as balsas FB-30, Valda II e FB-25 e deve permanecer em atividade até achegada das balsas FB-20, FB-11 e FB-18.

No último dia 7, a vice-prefeita Nilce Signorini, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Ilhabela, Julio Cezar DeTullio, os secretários municipais Flávio Miranda (Obras) e Danilo Giamondo (Assistência Social), a presidente da Câmara de Ilhabela, vereadora Maria das Graças Ferreira - Gracinha, o vice-presidente da Câmara, vereador Adilton Ribeiro, e os vereadores Valdir Veríssimo, Luizinho Paladino e Carlos Alberto de Oliveira Pinto – Carlinhos, se encontraram com o diretor de travessias da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), João Poianes, para cobrar providências quanto ao serviço prestado pela empresa.



Últimas Notícias