Postado em: 05/12/2016
O prefeito eleito de Ubatuba, Délcio José Sato (PSD), anunciou na noite de sexta-feira (02), conforme matéria publicada no Portal RADAR LITORAL. Foram anunciados os secretários, alguns adjuntos, além de presidentes de fundações e empresas, administradores regionais, superintendentes, chefes do gabinete, assessores e ouvidor.
Foram 37 nomes apresentados. Confira o perfil dos secretários e a lista completa dos indicados.
Ronaldo Dias Junior (Nuno) - Chefe de Gabinete
Sempre atuou na iniciativa privada. É empresário do ramo hoteleiro, gastronômico e do comércio de veículos. É bacharel em Direito pela Universidade Paulista e pós graduando em Gerente de Cidade, pela FAAP. Como experiência política, cita sua candidatura a prefeito em Ubatuba em 2012 e a coordenação da campanha do prefeito eleito Délcio Sato.
Sizenando Cristo - Superintendente de Gestão Administrativa
É administrador de empresas com 35 anos de experiência na área de tecnologia da informação. Desenvolveu sua carreira em grandes empresas nacionais e multinacionais, com trabalho realizado em vários países, tendo ocupado cargos de direção em todas elas. Desde 2015 ocupa o cargo de secretário municipal de Planejamento e Tecnologia da Informação na cidade de Caraguatatuba.
Adilson Lopes - Superintendente de Gestão de Políticas Sociais
Professor de rede estadual há mais de 30 anos. Foi vereador em Ubatuba na legislatura 2009 a 2012. Formado em Educação e Letras, com diversos cursos de especialização. Foi funcionário da Câmara Municipal de Ubatuba por 10 anos, ocupando os cargos de Assessor Parlamentar e Gerente de Secretaria. Trabalhou na Prefeitura Municipal de Ubatuba, na Assessoria de Gabinete e Secretaria de Assuntos Comunitários da Região Oeste. Foi por três mandatos Presidente da SABI (Associação dos Moradores do Bairro do Ipiranguinha).
José Pinto de Souza Americano - Secretário Superintendente de Gestão de Desenvolvimento Sustentável
Bacharel em direito e técnico em contabilidade. É empresário no ramo contábil desde 2001. Foi vereador em Ubatuba na legislatura de 2009 a 2012. No serviço público municipal foi Coordenador de Patrimônio e Licitações e também Pregoeiro Oficial da Prefeitura de Ubatuba no período de 2005 a 2008. Na esfera estadual Americano foi Assessor Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Fez diversos cursos complementares.
Silvio Bonfiglioli Neto - Secretário de Administração
Administrador de Empresas, possui vasta experiência no serviço público, onde já ocupou os cargos de Chefe de Tributos, Assessor de Expediente de Gabinete, Secretário de Administração e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Ubatuba (EMDURB). Foi presidente também do Conselho Municipal de Segurança de Ubatuba e da Associação de bairro do Perequê- Açu. Na Força Aérea Brasileira atuou por cinco anos. Foi provedor da Santa Casa de Ubatuba e atualmente é o vice-provedor da entidade.
Wanderley Sebastião Leite de Araújo - Secretário Adjunto de Administração
É graduado em Gestão Pública, com formação técnica na área de Tecnologia. Atualmente é secretário de adjunto de Administração em Caraguatatuba. No serviço público é especialista em diversas modalidades licitatórias, atuando inclusive em processos de Parceria Público Privadas. Na iniciativa privada, por mais de 25 anos, atuou no Vale do Paraíba e Litoral Norte, inclusive na cidade de Ubatuba.
Jurandir de Oliveira Veloso – Vice-Prefeito - Secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social
Conhecido como Pelé do Paulista, é também o vice-prefeito eleito. Pelé é um homem de um único emprego, sendo funcionário da Organização Lanzoni de Supermercados por quase 50 anos. Atualmente é o gerente geral do Supermercado Paulista. Nesse período qualificou-se em diversos cursos. Pelé também é árbitro de futebol, diplomado pela Federação Paulista de Árbitro de Futebol, e por mais de 10 anos arbitrou jogos no Litoral Norte e Vale do Paraíba.
Vanderlei Amorim - Secretário Adjunto de Cidadania e Desenvolvimento Social
Bacharel em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Módulo. Na área jurídica prestou consultorias, além de participar de elaboração e acompanhamento processual. Tem experiência na área administrativa, com atuação há mais de 10 anos, gerenciando e supervisionando atividades da empresa familiar. Atuou ainda na área contábil desenvolvendo atividades junto ao departamento de pessoal.
Elaine Pinho Gonçalves Pimentel - Secretária de Comunicação Social
Formada pela Universidade de Taubaté (Unitau), tem 22 anos de jornalismo e 24 anos de serviço público. Em 1992 ingressou como estagiária na então assessoria de comunicação da Prefeitura de Ubatuba e permaneceu até o ano de 2012. Tornou-se efetiva na Prefeitura em 1994, após concurso público. Na década de 90, teve forte atuação na rádio Jovem Pan, atuando como correspondente do Litoral Norte nos Projetos Inverno e Verão. Participou da elaboração do primeiro caderno segmentado de cidades do jornal ValeParaibano, pesquisando conteúdos. Editou diversas publicações de jornais e revistas.
Hélio José de Paula - Secretário de Educação
Professor com Licenciatura em Filosofia pelo Centro UNISAL (Centro Universitário Salesiano de Lorena) e tem Licenciatura em Pedagogia pela UNIG (Universidade Iguaçu). Aos 39 anos, é professor efetivo de Filosofia pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo desde 1998, com sede na escola estadual "Capitão Deolindo de Oliveira Santos". Na rede municipal é professor efetivo de educação básica desde 2007 na escola Prof. José de Souza Simeão. Desde 2008, Hélio é professor de Filosofia para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, no Colégio MV de Ubatuba. Ministrou aulas de Ética e História na rede municipal de Ensino de Campos do Jordão. No ano passado foi Supervisor de Ensino da Secretaria Municipal da Educação.
Ana Rosa Nunes de Siqueira Costa - Secretária Adjunta de Educação
Professora efetiva na escola Maestro Pedro Alves de Souza desde 2002. Ingressou como efetiva rede estadual em 1982 e em 2013 aposentou-se como diretora de escola na escola estadual Dr. Esteves da Silva. É pedagoga graduada pela Universidade de Taubaté. Tem especialização em gestão escolar pela Unicamp.
Marcelo Pereira Surcin - Marcelinho Carioca - Secretário de Esportes e Lazer
Nasceu no Rio de Janeiro, no bairro de Sulacap. É formado em Técnico em Mecânica pela Escola Técnica Visconde de Mauá. Cursou Educação Física e, atualmente, está terminando o curso de Jornalismo na Faculdade Rio Branco, em São Paulo, cidade onde vive há mais de 20 anos. Marcelinho será o primeiro ex- jogador de futebol a ter o diploma de jornalismo. Trabalha na área do 3º setor de responsabilidade social com o Instituto Marcelinho Carioca desde 2003, revelando cidadãos para a sociedade, tais como: David Luiz (Paris Saint Germain); Lucas (Paris Saint Germain) e Willians (Chelsea-Ing). Também está à frente de sua empresa, a MC7 Soccer.
Richard Ricardo dos Santos - Secretário Adjunto de Esportes
Professor de Educação Física formado na Universidade de Taubaté. Funcionário público municipal, iniciou seus trabalhos na Secretaria de Esportes e Lazer em 1975 onde permaneceu até abril do ano passado, quando se aposentou. Foi técnico das equipes representativas de futebol e basquetebol de Ubatuba por vários anos em competições como Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior. Secretário de Esportes nas administrações de 1993 a 1996 e 2001 a 2004.
Solange Aparecida Toledo - Secretária de Fazenda
Bacharel em Ciências Contábeis pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas –Isca, em Limeira. Tem 27 anos de experiência profissional na área administrativa e financeira, atuando direta e indiretamente no atendimento ao público, em empresas comerciais, instituições bancárias e órgãos públicos. Em Ubatuba, foi Assessora de Desenvolvimento Econômico, secretária de Finanças interina e secretária de Saúde. Em Paraty, foi secretária adjunta de Finanças. Em Holambra ocupou o cargo de secretária de Finanças. No município de Paranapanema foi Diretora Administrativa. Na Prefeitura de São Sebastião foi Assessora Técnica na Secretaria de Finanças e no Guarujá ocupou o cargo de Diretora de Finanças. Atualmente Solange atua como prestadora de serviços para uma empresa de consultoria pública.
Wilber Schmidt Cardozo - Secretário de Habitação e Planejamento Urbano
Arquiteto com mais de 20 anos de experiência na área de gerenciamento e coordenação de obras no segmento de edifícios residenciais em empresa construtora. Tem experiência na programação e administração contratual, coordenação de terceiros e gerenciamento de empreendimentos, além de planejamento, direção e coordenação em execução de projetos e obras. É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Taubaté. Possui MBA em Gestão Ambiental pela ISEPE. É secretário municipal de Urbanismo em Caraguatatuba desde março de 2014.
Antônio Cesar de Lima Abboud - Secretário Adjunto de Habitação e Planejamento Urbano
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC de Campinas e especialização em Desenho e Gestão do Território Municipal. Atualmente é professor nas disciplinas de paisagismo do Centro Universitário Módulo em Caraguatatuba e Secretário de Urbanismo também em Caraguatatuba.
Pedro Vicente Tuzino Leite - Secretário de Serviço de Infraestrutura Pública
Engenheiro civil, sanitarista e engenheiro de Segurança do Trabalho. Tem especializações em Saúde Pública com ênfase em Engenharia de Saneamento (USP); Engenharia de Segurança do Trabalho (FACENS); especialização em Metodologia do Ensino Superior (UFERJ) e graduação em Engenharia Civil (FACENS). Trabalhou como engenheiro na Sabesp por 21 anos. Atuou com engenheiro sanitarista na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo por seis anos e ainda por cinco anos foi professor universitário. Ocupou diversos cargos de relevância como Assistente Técnico do Gabinete do Secretário de Recursos Hídricos e Saneamento (Governo Geraldo Alckmin). Na Sabesp foi Gerente Coordenador de Obras na Região Centro, Gerente de Departamento de Operações do Litoral Norte, e Gerente do setor de Ubatuba. Hoje atua como consultor na iniciativa privada no setor de saneamento e é empresário da construção civil.
José Carlos Pereira Peixoto Júnior - Secretário Adjunto de Infraestrutura Pública
Engenheiro com carreira desenvolvida em empresas como Camargo Corrêa, Odebrecht, Gafisa e DF Coelho, entre outras. Tem experiência de mais de 25 anos nos segmentos de engenharia de projetos e construção, instalações, montagens, edificações prediais, residenciais, manutenção, reformas, pavimentações, implantações, industriais, eletromecânicas e civis, prediais, refinarias, residenciais, industriais, farmacêuticas e populares.
Marcelo Paiva de Medeiros - Secretário de Assuntos Jurídicos
Advogado, pós-graduado pela Escola Paulista de Direito nas disciplinas de Direito Público e Direito Tributário e Mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade Salesianas de Lorena (UNISAL). Em 2009 obteve titulação internacional em "Business and Administration" cursado na Cidade de Eastbourne, Inglaterra pela Renomada St Giles, Eastbourne-UK . Entre os anos de 2005 a 2008, advogou para Infraero Guarulhos, Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) São Paulo e Cemig Minas. De 2009 a 2011, foi advogado chefe da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba. De novembro de 2011 até setembro de 2014 atuou como Secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Caraguatatuba. Desde outubro de 2014, é secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação de Caraguatatuba.
Virgílio Barroso - Secretário de Meio Ambiente
Em março de 2002, com a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Virgílio Barroso foi convidado para assumir a pasta e se torna o primeiro secretário deste segmento em Ubatuba. Mesmo com pouco orçamento, Barroso assumiu o desafio e conquistou benefícios ao município. Em parceria com a Transpetro, trouxe o primeiro curso de formação de centenas de agentes ambientais e de brigadas do mar. Teve forte presença e participação na discussão do zoneamento ecológico e econômico do Litoral Norte. De volta à pasta, Virgílio Barroso é advogado, tem 56 anos e tem como lema o desenvolvimento com sustentabilidade.
Claudio dos Santos - Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento
Pescador há mais de 30 anos. De 2003 a 2006 foi presidente da Colônia de Pesca Z10 de Ubatuba e de 2009 a 2012 ocupou o cargo de gerente técnico de pesca no Mercado Municipal de Ubatuba. Enquanto presidente da Colônia Z10 participou da I Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca do Governo Federal, em Brasília.
Alessandro Cacciatore - Secretário de Saúde
Médico formado na Faculdade de Medicina di Modena e Reggio Emilia, na Itália, em 1999. Teve seu diploma médico revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Mato Grosso. Cursou residência médica em Medicina de Família e Comunidade no Hospital Santa Marcelina, em São Paulo. Hoje é médico da Saúde Indígena na Aldeia Boa Vista, no bairro do Promirim, em Ubatuba. É também diretor técnico e médico plantonista de urgência-emergência no Hospital Municipal São Pedro Alcântara, em Paraty (RJ). Em Ubatuba, acumula experiências em seu currículo como médico da Saúde da Família no PSF Marafunda; médico plantonista dos prontos atendimentos municipais da Maranduba e Ipiranguinha e médico coordenador técnico da Estratégia de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Ubatuba, de 2009 a 2013.
Aparecida Enomoto - Secretária Adjunta de Saúde
Fisioterapeuta pela Universidade Paulista de São Paulo. É também Neuroacupunturista, graduada em MTC – Medicina Tradicional Chinesa, com especialização em Acupuntura pela Universidade de Medicina Tradicional de Beijing (Pequim). Tem especialização em UTI Respiratória no Brasil e pós-graduação em Neurociência clínica.
Luiz Antônio Bischof - Secretário de Turismo
Empresário do setor turístico, desde 1982 e também do ramo da construção civil, desde 1970. Foi diretor do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Litoral Norte por três gestões.. Entre suas diversas ocupações em órgãos ligados ao turismo, destacam-se a presidência da Companhia Municipal de Turismo na gestão 2001/2003, o cargo de Delegado da Federação de Hotéis do Estado de São Paulo. Foi o idealizador das paradas de cruzeiros marítimos no município e também da construção do Centro de Convenções Alfredo Bischof.
Sérgio Moretti - Secretário Adjunto de Turismo
Graduado em Direito pela Universidade São Marcos. Atua como diretor presidente e administrativo em diversas empresas do setor alimentício. É membro da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, Comendador e foi Chanceler do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza.
Jailton dos Santos - Chefe de Governo
É formado em Marketing pela Uninter. Iniciou sua carreira no serviço público como agente de crédito no Banco do Povo Paulista, passando pelo cargo de Cerimonialista, Assessor de Gabinete e também ocupando cargo na Assessoria de Assuntos Comunitários. Foi ainda membro da equipe de cerimonial do Consórcio de Desenvolvimento Integrado Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira (CODIVAP). Tem uma experiência de 13 anos na vida pública, acumulada ao longo de três governos municipais.
Valdemir Fernandes Pedroso - Presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano - EMDURB
Empresário do setor da construção civil. Por mais de 10 anos foi proprietário de empresas do setor. Tem larga experiência na fabricação de artefatos de cimento em geral, tais como: tubulação, bloquetes, guias, entre outros.
Pedro Paulo Teixeira Pinto - Presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba - FUNDART
Foi prefeito de Ubatuba de 1983 a 1988, quando criou a Fundart e foi seu Diretor Presidente por seis anos. De março de 1989 a 1991 Pedro Paulo participou do mandato do então governador Orestes Quércia, onde atuou como Coordenador para Assuntos do Interior. É professor aposentado das redes, municipal e estadual de ensino de Ubatuba, onde lecionou Língua Portuguesa e Literatura.
Eugênio Zwibelberg - Presidente da Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba - FUNDAC
Advogado, em 2003 estagiou na Vara de Execuções Fiscais do Fórum de Ubatuba. Em 2004 prestou concurso público e ingressou como estagiário no Ministério Público do Estado de São Paulo, atuando juntamente com promotores de justiça e magistrados da comarca de Ubatuba. Em 2006 foi conduzido ao cargo de Assessor de Direção da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos. De 2010 a 2014 atuou como Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de Ubatuba. É sócio fundador e Tesoureiro da Associação Viver Bem Ubatuba.
Andrade Henrique dos Santos - Presidente da Companhia Municipal de Turismo
Foi vereador por dois mandatos, presidente da Câmara em seu segundo mandato e ocupou o cargo de prefeito por quatro meses. É policial rodoviário estadual aposentando. Foi Assessor de Assuntos Externos, Comandante da Guarda Municipal, Secretário Municipal de Segurança Pública e de Obras. Enquanto esteve à frente do Executivo destaque para construções de várias salas de aulas em bairros como Pedreira, Rio Escuro, Sertão da Quina e Sesmaria. Na área da Saúde, realizou ampliações e melhorias em postos de saúde dos bairros do Perequê-Mirim, Ipiranguinha e Maranduba.
Anthero Mendes Pereira Junior / Assessor Jurídico Legislativo
Luciana Machado Resende / Assessora de Desenvolvimento Social
Renato Vella / Assessor de Relações Federativas
Elizeu Alves Correa / Ouvidor
Josué Lourenço dos Santos / Administrador da Regional Sul
James Ricardo Guimarães / Administrador da Regional Centro Sul
Ari de Matos Neto / Administrador da Regional Norte