Prefeitura de Ubatuba renova pacto pela Primeiríssima Infância



Postado em: 23/02/2017


Uma comitiva integrada pelos secretários de Educação, Helio José de Paula, de Saúde, Dr. Alessandro Cacciatore, além do vice-prefeito de Ubatuba e secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Jurandir de Oliveira Veloso (Pelé), bem como de suas equipes técnicas e da secretaria de Comunicação, participou na manhã de quarta-feira (22/2), da cerimônia de repactuação do programa São Paulo pela Primeiríssima Infância (SPPI). O evento foi realizado em São Sebastião..

A reunião contou com representantes do programa nas quatro cidades do Litoral Norte, bem como da Regional de Saúde de Taubaté (DRSXVII), da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), responsável pelo programa junto ao governo estadual, do programa "Saúde em Ação", financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de outros integrantes da secretaria estadual de Saúde.

O programa Primeiríssima Infância tem como objetivo fortalecer os vínculos entre cuidadores e crianças já a partir da gestação até os 3 anos de idade, promovendo o desenvolvimento integrado. Estudos científicos mostram que, desde a barriga, as crianças já recebem estímulos que são fundamentais para o aperfeiçoamento de diferentes funções, como, por exemplo, o planejamento e a memória.

Marina Chicaro, da FMCSV, destaca que, para além de condições biológicas e materiais adequadas, "o desenvolvimento integral da criança necessita de carinho, afeto e ações de estímulo sensorial". O trabalho tem caráter preventivo e envolve não apenas pais, mães, avós e outros responsáveis por crianças nessa faixa etária, como também profissionais da educação, saúde e desenvolvimento social. "Trata-se de um programa de investimento na saúde e de integração, que promove a melhoria da vida e acontece graças ao envolvimento, à participação e à vontade política", enfatizou Sandra Tutihashi, diretora da DRSXVII.

O programa abrange aspectos como governança e gestão, formação de profissionais e mobilização comunitária, além do monitoramento e avaliação de resultados das ações. "Trago aqui o compromisso de nosso prefeito Délcio Sato e de toda a gestão, que abraça essa causa e dá todo seu apoio a ela", enfatizou Pelé.

Para saber mais sobre o programa Primeiríssima Infância em Ubatuba, visite a página no Facebook :  https://www.facebook.com/Primeiríssima-Infância-Ubatuba-338258279862969/  ou o site http://www.fmcsv.org.br/pt-br/Paginas/default.aspx

Após a repactuação do Primeiríssima Infância, a cerimônia continuou com a apresentação das atividades do programa "Saúde em Ação", do BID, feita pelo Dr. Ricardo Tardelli, e a reunião das Comissões Intergestoras Regionais (CIR). O programa prevê a reforma e construção de diversas unidades de saúde básica e especializada, das quais a principal é o Hospital Regional voltado para o atendimento básico e de alta complexidade. O projeto destinará um total de 826 milhões de reais, dos quais 70% financiados pelo BID e 30% pelo governo de São Paulo.



Últimas Notícias