Postado em: 22/05/2017
Após uma série de reclamações e apontamentos realizados pelos secretários de turismo das cidades de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba sobre a qualidade do serviço de internet prestado pela empresa Vivo, ocorreu na última sexta-feira (19), na sede da Secretaria de Turismo de São Sebastião, uma reunião com representantes dos quatro municípios, Procon e Vivo para tratar sobre o assunto.
Durante o encontro de trabalho, a região expôs aos cinco representantes da empresa, sendo dois da área de relacionamento e três da parte técnica e estrutura, as necessidades referentes a expansão da rede e melhorias dos serviços já prestados e apontamentos das reclamações que afligem os moradores litorâneos.
Ilhabela, por exemplo, tem o maior problema de estrutura, uma vez que depende totalmente desse plano de expansão. Mas, segundo a operadora, não há previsão para ampliação da rede fixa, já que empresa está focada na rede móvel.
Diante desta informação repassada às cidades, os representantes das secretarias propuseram que cada prefeitura, neste primeiro momento, pudesse fazer a proposição de melhorias em alguns bairros, levando em consideração as demandas e prioridades (hospital, escolas, serviços excepcionais) e, segundo a operadora, a vinda até o litoral aconteceu porque a empresa tem a preocupação em estar com os representantes dos quatro municípios, visando a melhoria na prestação de serviço.
A operadora se propôs a fazer um levantamento apurado sobre como irão tratar as demandas, principalmente, as dos serviços que já são executados e pediu 45 para apresentar propostas às cidades.
Sem resultados
O secretário de Turismo de São Sebastião, Edson Pavão, avaliou que a depender desta reunião, não há muitas expectativas. "Este encontro não foi objetivo. A Vivo não trouxe nenhum tipo de ação mais concreta que seja voltada à expansão – aliás, deixaram claro que não haverá expansão na rede fixa, somente na rede móvel, mas sem data marcada". Além disso, o secretário informa que a operadora afirmou que irá trabalhar em um projeto de melhorias na rede fixa atual, o que, na verdade, já é um compromisso de contrato.
"Vamos buscar o alcance destas melhorias por outros meios para que a população tenha o serviço adequado", afirmou Pavão.
Para o coordenador do Procon de São Sebastião, André Batelochi, a reunião não foi o que se esperava, mas já foi uma conquista obter este encontro diretamente com representantes da operadora.
O presidente do Conselho de Turismo (Comtur) de Caraguatatuba, Rodrigo Tavano, também presente na reunião, considerou a resposta da operadora muito ruim, pois a operadora afirmou que irá investir somente na internet móvel e não deu prazos para os demais investimentos solicitados no ofício pelos prefeitos.
Segundo Luciano Krob Meneghetti, Diretor de Planejamento e Fomento de Ilhabela, os representantes da Vivo informaram que muitas das demandas apresentadas não chegam ao conhecimento de seus setores e, por isso, foi solicitado que as administrações pontuem os problemas. "Está acontecendo o que nunca ocorreu antes, um tratamento regionalizado, um levantamento e avaliação do que existe e do que falta de Bertioga até Ubatuba, para depois fazer o planejamento de melhorias rápidas e também de expansão", explicou.