Ubatuba recebe "Festival do Minuto" nesta sexta no Sobradão do Porto



Postado em: 22/05/2017


O auditório do Sobradão do Porto, vinculado à Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), é um dos pontos que integram a rede de exibição do Festival do Minuto, que promove a difusão da produção audiovisual independente brasileira. Na próxima sexta-feira (26/5) a partir das 19h, o público poderá conferir gratuitamente três mostras especiais, que trazem um pouco dos principais temas que o festival impulsionou no ano passado, como o Mapas Sonoros da Cidade e o Fazer Cinema:

Todos os anos, o Festival do Minuto realiza a sua Rede de Exibição ao redor do Brasil. São centenas de pontos de cultura, incluindo cineclubes, escolas, museus e bibliotecas, exibem os conteúdos selecionados pela curadoria do festival.

O que é o Festival do Minuto?

Criado no Brasil em 1991, o Festival do Minuto trabalha com a seleção de imagens em movimento – de amadores e profissionais – em trabalhos com duração máxima de 60 segundos. Pioneiro no mundo, inspirou a criação de festivais do minuto em mais de 50 países.

A partir de 2007, o Festival tornou-se permanente e online: os realizadores já podiam enviar seus vídeos pela internet e assisti-los no portal. Além disso, diversos concursos acontecem ao longo do ano. Uma seleção do Festival também é exibida "off-line", presencialmente, em mais de 400 equipamentos culturais de mais de 100 cidades brasileiras. O Festival oferece ainda oficinas de formação audiovisual para professores e alunos da rede pública, entre outras atividades. 

O acervo do Festival do Minuto conta com vídeos de diversos realizadores e artistas, entre eles, Carlos Nader, Anna Muylaert, Fernando Meirelles, Beto Brant, Tata Amaral, Kiko Goifman, Walter Carvalho. Para visualizar a produção audiovisual feita para o Festival e saber quais os temas e prazos dos concursos em aberto, acesse a página: www.festivaldominuto.com.br

 



Últimas Notícias